*Por Rosinaldo Martins
Na semana em que se comemora o Dia do DEFICIENTE FÍSICO, uma reportagem exibida em um dos nossos canais de televisão me chamou a atenção: o conteúdo desta reportagem versava sobre cadeirantes que praticam BASQUETE sobre rodas.
Assisti à matéria, que diga-se de passagem foi bem elaborada e com bom nível de informações. Dois fatos me chamaram a atenção. Primeiro foi a luta desses "GUERREIROS", assim é que são chamados pelo seu treinador e não poderiam ser chamados de outro jeito, uma vez que enfrentar falta de apoio, falta de patrocínio, falta de acessibilidade, falta de condições para treinamento, falta de políticas públicas para inseri-los na sociedade, muito preconceito, enfim, muitas outras carências, que não caberiam nesta página, tem que ter uma força superior, tem que ser GUERREIRO. E o segundo fato que me chamou a atenção foi a doação ampla, total e irrestrita do TREINADOR desta equipe, nosso querido ZEZÃO, que de uma só tacada, nos deu uma bela lição de CIDADANIA, mostrando que quando se quer, pode-se fazer muito, com pouco, basta ter vontade de servir, de querer ser útil e de amar o próximo, ao mesmo tempo em que demonstrou um grande amor ao esporte, que na sua juventude praticou com muita categoria. Demonstrou também muita solidariedade. E vou muito mais além: ZEZÃO é um agente do bem, que está transformando a vida de muitas pessoas, que em algum momento de suas vidas achavam que estava tudo acabado, porque eram apenas... só DEFICIENTES. Mas graças à sua dedicação, muita disponibilidade e as suas habilidades como ex-jogador de BASQUETE, esses GUERREIROS voltaram a sonhar em ser CAMPEÕES(e quem não quer, ser campeão), voltaram a acreditar que a vida não acabou e que isso é só o começo de suas redenções, porque vocês podem muito mais e, com certeza, novas conquistas se aproximam, mas a principal conquista, o principal troféu de CAMPEÃO vocês já podem levantar com todo o entusiasmo e satisfação, que é o Campeonato da CORAGEM, DA VONTADE DE LUTAR, DO EXEMPLO DE RAÇA E PRINCIPALMENTE DE SUPERAÇÃO, que vocês transmitem a todo instante, a todos que constituem esta sociedade.
Meu caro ZEZÃO, que a sua lição sirva de espelho, de inspiração, para que surjam o ZEZÃO do volley, o ZEZÃO do atletismo, o ZEZÃO da natação, o ZEZÃO da canoagem, enfim tantos outros, que tenham tanta disponibilidade, tanta abnegação e principalmente muito AMOR no coração, quanto você.
E encerrando estes comentários, rogo a DEUS que ilumine e abençoe tão valorosa equipe, formada por nossos queridos "GUERREIROS", bem como seu devotado TREINADOR.
DEFINITIVAMENTE, ZEZÃO É O CARA!!!
*Rosinaldo Martins é paraense de Belém, corretor de imóveis e um apaixonado por Imperatriz.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14875
Comentários