O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, durante visita a Imperatriz, reconheceu o quanto a cidade tem crescido e aproveitou para ressaltar que o processo de desenvolvimento ainda é incipiente, ou seja, presencia apenas uma próspera época, quando estarão em pleno funcionamento importantes indústrias e empresas. Segundo ele, entretanto, a cidade já foi transformada num verdadeiro "canteiro de serviços".
Após encontro com o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) e vistorias a obras que estão sendo realizadas na cidade, Adilson Baldez destacou a importância de se investir em projetos de infraestrutura, que, segundo ele, trata-se de "ações que não se podem deixar para depois". O presidente da Fiema também conheceu obras desenvolvidas em Imperatriz, por meio de parceria firmada entre os governos do Estado e do Município, assinadas pela governadora Roseana Sarney e pelo prefeito Sebastião Madeira.
Durante entrevista a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal (Ascom), o empresário do ramo imobiliário, Adhemar Mariano destacou que "Imperatriz é a bola da vez". Sempre acreditando no potencial econômico de Imperatriz, o empresário permanece firme, inovando e investindo no setor em que atua. Durante conversa mantida com a reportagem, Adhemar não mediu esforços para afirmar que, em futuro não muito distante, "a cidade estará com um dos metros quadrados mais valorizados". Para Adhemar Mariano, os empreendimentos que estão sendo instalados, principalmente na área do comércio e da educação, mostram que o município não parou no tempo e empresários de vários cantos do País estão voltando seus olhares para Imperatriz.
Financeiro - Por outro lado, o empresário Adhemar Mariano reiterou que a participação das instituições financeiras, notadamente da Caixa Econômica Federal (Cef) alavancou a área imobiliária com a liberação de linhas de créditos para a construção de residências, apartamentos e comércios. Para ele, o Programa "Minha Casa, Minha Vida", desenvolvido pelo governo federal, foi um dos responsáveis pelo impulsionamento do setor da construção civil, gerando empregos e renda à comunidade brasileira.
Mesmo pensamento tem o economista Marcos Fernandes, que prospecta Imperatriz, realizando pesquisa sobre os empreendimentos que estão sendo instalados na cidade. De acordo com o especialista, "estamos apenas no começo de um período prospero tempo, uma era realmente crescente".