A coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã dessa terça-feira, 10, reunião com gestores escolares para alinhar procedimentos da 3ª edição do projeto "Ler, escrever e pensar. Conscientizar para transformar". Encontro aconteceu na Universidade Aberta do Brasil, UAB, com participação de 111 escolas.
Realizado em parceria com o Ministério Público do Maranhão, MP, projeto começa em 16 de abril, nas escolas polos. "Concentramos as escolas em um único espaço, para facilitar a condução das atividades, que iniciaremos no Parque do Buriti, na escola Tiradentes, junto com as escolas Santa Laura, Santo Inácio de Loyola e Santos Dumont. À tarde será no polo Santa Lúcia" - explicou a secretária adjunta de ensino, Nilcea Martinho.
Direcionada aos estudantes de 9º ano, projeto trabalhará nesta edição, a obra literária "Ética e Vergonha na Cara!", de autoria de Mário Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho. "Ler, escrever e pensar. Conscientizar para transformar", consiste em ações que possibilitam a compreensão do aluno acerca da leitura, interpretação de texto e produção textual com a prática de redação. Além disso, o MP também promove palestras que abordam temas como Cidadania, Respeito e Ética.
Mais de quatro mil alunos estão envolvidos nas atividades, ao tempo em que cada unidade escolar é responsável em promover as iniciativas. O encerramento do projeto está previsto para o final do primeiro semestre. "A culminância será com a elaboração de redações pelos alunos, correção dessas produções pelos integrantes da Academia Imperatrizense de Letras e escolha dos melhores textos" - informou a secretária. As três redações destaques serão premiadas com um notebook, um tablet e celular, para o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. (Sara Ribeiro)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16107
Comentários