Encerramento do Aulão Mais Ideb, no CE Fortunato Moreira Neto, em Porto Franco
Encerramento do Aulão Mais Ideb no CE João Pereira Martins Neto, em Estreito
Encerramento do Aulão Mais Ideb, no CE Caminho do Futuro, em Imperatriz

Aparecida Marconcini Prestes

Neste sábado (19), aconteceu o último Aulão Mais Ideb #PartiuEnem, nos Centros de Ensino, da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI). Foram 16 aulões intercalados de Língua Portuguesa e Matemática, ao longo de 6 meses, contemplando as habilidades e os descritores da matriz de referência do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e conteúdos para o Enem, ministrados por docentes da própria Rede Pública Estadual, aos sábados, para estudantes da 3ª Série do Ensino Médio Regular e 2ª Etapa da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). Esta é uma ação do Programa Mais Ideb, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem por objetivo elevar a qualidade de Ensino do Maranhão. 
Este último Aulão contou com a participação de 1.477 estudantes, sendo que 801 alunos dos Centros de Ensino de Imperatriz, distribuídos em 10 escolas polos, e 676 alunos em 22 Centros de Ensino/Anexo, nos municípios: Amarante, Buritirana, Campestre, Davinópolis, Estreito, Edison Lobão, João Lisboa (Bom Lugar), Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, São João do Paraíso (Piçarreira/Vão do Marco), Senador La Roque, Sítio Novo (Boa Esperança) e Ribamar Fiquene (Arrais). Além das aulas de Matemática e Língua Portuguesa, os estudantes também participaram de outras atividades diferenciadas de encerramento, como recreação, dinâmicas e confraternização. Também foi oferecido um cardápio variado, na hora do lanche e almoço. 
No Centro de Ensino Professor Edinan Moraes, no Parque Anhanguera, em Imperatriz, por exemplo, os estudantes estavam muito empolgados e motivados a cada descritor trabalhado, de Língua Portuguesa, com a Profª Drª Orleane Evangelista de Santana (Gestora Regional de Educação), que oportunizou aos 60 alunos presentes uma importante revisão de todos os descritores estudados, que foi finalizada com uma saborosa feijoada. A gestora da UREI, que possui doutorado em Linguística, também colaborou nos Aulões no Centro de Ensino Nova Vitória, também em Imperatriz. 
"Com competência e muita garra, vencemos essa longa caminhada de Aulões e Aulinhas Mais Ideb. Tudo graças ao empenho que a equipe gestora realizou em cada escola para acolher os estudantes aos sábados e também graças ao trabalho dos nossos competentes docentes, tanto os de sala de aula quanto os dos Aulões", destaca a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana. 
"Após toda essa trajetória, sentimos que as sementes foram lançadas e agora vamos esperar os frutos. Neste último sábado, eu me emocionei ao ver que os jovens aceitaram a proposta dos Aulões Mais Ideb e, nós que acreditamos na educação, esperamos que além das metas a serem alcançadas eles também sejam excelentes cidadãos", conta a gestora escolar do CE Nova Vitória, professora Francisca Célia Chaves Sá Rocha.
Para a gestora adjunta do Centro de Ensino Henrique de La Roque, do município de João Lisboa, professora Nasaré Morais da Silva, os resultados são fruto do trabalho coletivo da Equipe da UREI e de cada um dos gestores escolares: "Não medimos esforços para incentivar e trazer os alunos para a escola aos sábados, com certeza o resultado será positivo rumo a nossa meta", concluiu a professora Nasaré. No CE Henrique de La Roque, o último Aulão foi dedicado ao descritor 11 de Língua Portuguesa (Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto), com frequência de 49 estudantes. Lá, o Aulão Mais Ideb foi finalizado com cachorro quente e uma confraternização, com direito a lembrancinhas para os participantes.
A estudante Andréia Pinheiro, do Centro de Ensino Mourão Rangel, localizado na Praça Brasil, em Imperatriz, participou ativamente dos Aulões e afirma que o programa Mais Ideb ajudou muito na sua aprendizagem. "Sei que o conhecimento adquirido será útil não somente para a prova do Saeb, que espero ter êxito, mas também para o Enem", conta a aluna. O estudante Jonas de Sousa Moreira, do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, do município de Porto Franco, também concorda com o bom aproveitamento que teve durante os Aulões. "Gostaria de agradecer ao Governo do Estado do Maranhão por todas as ações do Programa Mais Ideb, e por todos aulões acontecidos", diz o estudante. "Foi uma grande experiência para mim e um enriquecimento imenso ter participado. Espero alcançar um bom desempenho nas provas do Saeb e também no Enem", reforça o aluno Jonas de Sousa. 
Acontece em todas as escolas da Rede Pública, no período de 21/10 a 01/11, a aplicação das provas do Saeb, que é um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas a cada dois anos, que permite ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar diagnóstico da educação básica e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. E nos dias 03 e 10/11, acontecem as aplicações das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o desempenho escolar ao final da Educação Básica e colabora para o acesso à educação superior - por meio do Sisu, do Prouni, e a programas de financiamento, como o Fies. 
"Nossa expectativa é ultrapassar os 80% de frequência nas provas do Saeb e também desejamos que os estudantes consigam um excelente desempenho nas avaliações externas, tanto no Saeb quanto no Enem. O resultado das provas do Seama, que é o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, já mostrou que a URE de Imperatriz tem melhorado, porque a conseguimos o 2º Lugar no desempenho em Língua Portuguesa e também em Matemática, no ranking das Regionais de Educação. E após esse período preparatório e, pelo grande esforço empreendido, acredito que vamos alcançar o maior Ideb de nossa história", finaliza a professora Orleane Santana.