O trabalho de racionalização dos gastos desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), órgão ligado à Secretaria de Administração e Modernização (Seamo), combate o desperdício de energia em prédios públicos e imóveis locados pelo município.
O coordenador da Ugem, Amilton Camargo, destaca que o trabalho realizado nestes últimos anos despertou o interesse de estudantes universitários, da imprensa nacional e da Eletrobrás, que mantém um convênio de assistência técnica e jurídica para apoiar o município na execução do programa da UGEM. “Nós recebemos convite da Eletrobrás para publicação de reportagem em nível nacional sobre os resultados do trabalho de combate ao desperdício de energia elétrica em Imperatriz”, disse.
Camargo revela que o órgão criou um “banco de dados” que registra mensalmente a evolução da fatura, o cadastro dos imóveis locados e do município e a movimentação em forma de gráficos, inclusive o percentual de consumo de energia elétrica e de água dos órgãos da Prefeitura de Imperatriz.
“Temos feito ainda um acompanhamento mensalmente dos prédios dos órgãos que são os maiores consumidores do município de Imperatriz, classificados como poder público para que haja um tempo reação, caso algum extrapole as metas definidas”, disse.
Comparação – Ele explica também que todos os dados das faturas da gestão anterior foram disponibilizados no “banco de dados”, utilizado como referência na evolução de combate ao desperdício de energia elétrica. “Temos feito um comparativo do antes e depois da gestão Madeira, onde conseguimos viabilizar uma economia de mais 30 por cento nos prédios públicos do município de Imperatriz”, concluiu. [Da Comunicação]
Publicado em Cidade na Edição Nº 14690
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