A Unidade de Gestão Energética Municipal (Ugem), órgão ligado à Secretaria de Administração e Modernização (Seamo), da Prefeitura de Imperatriz, deflagra operação “pente fino” com o objetivo de coibir o desperdício de água em mercados, escolas e praças públicas de Imperatriz.
O órgão é uma ferramenta dedicada à racionalização dos gastos do município com energia elétrica e água, evitando o desperdício em prédios públicos e locados pela prefeitura. “Nós temos conseguido reduzir na ordem de 30% o valor das faturas desde que iniciamos esse trabalho de combate ao desperdício”, afirma Amilton Camargo, diretor da Ugem.
Segundo ele, os técnicos realizam atualmente esse levantamento em imóveis localizados na área central da cidade, sendo que, posteriormente, serão deslocados para os bairros e povoados de Imperatriz. “Foi detectado que em alguns locais, principalmente em praças públicas que não dispõem de vigilantes, a população desperdiça muita água utilizando para lavagem de veículos”, observa.
O diretor da Ugem assinala que para disciplinar o uso racional do precioso líquido a medida a ser adotada será a utilização de grades e cadeados para evitar o desperdício nas praças públicas de Imperatriz. “A meta desse nosso trabalho é conseguir reduzir até 100% o desperdício de água, e o consumo na ordem de 50%”, frisa.
No consumo de energia elétrica, ele revela que o município conseguiu reduzir mais de 35% no valor final das faturas, gerando uma economia que ultrapassa a ordem de R$ 1 milhão. O objetivo agora é aplicar o programa de racionalização de energia elétrica em todos os prédios, incluindo escolas do sistema municipal de ensino de Imperatriz.
“Queremos disseminar a cultura da eficiência energética para todos os servidores da municipalidade, pois temos como meta integrar em suas políticas públicas a preocupação com o consumo racional de energia, trabalhando cada vez mais para tornar Imperatriz uma cidade eficiente”, concluiu. [Da Assessoria]
Publicado em Cidade na Edição Nº 14661
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