Hemerson Pinto
Nos últimos dias 21 e 22 de novembro, a Universidade Federal do Maranhão realizou o VI Encontro de Contabilidade da Região Tocantina - Encortoc, evento organizado pela empresa Júnior de Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis da UFMA, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). O objetivo foi promover interação entre acadêmicos e o conhecimento prático na área.
Na quinta-feira, 21, a programação foi iniciada com a Palestra Magna ‘Gestão Contábil no PDF / FIEMA’, no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz. O palestrante foi o coordenador do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), Carlos Jorge Taborda Macedo.
“Nós queremos mais do que formar alunos, e sim formarmos profissionais com iniciativa”, afirmou Jorge Taborda, ao abrir o encontro. O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF), segundo o coordenador, é resultado de uma gestão que permite a participação da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc). Na mesma noite, o consultor do PDF em Imperatriz, Francisco Lázaro Gomes de Sousa, ministrou palestra sobre o papel do auditor no programa.
O segundo dia de evento foi reservado a minicursos da área contábil, dentre eles o do contador e professor André Leal, com o tema ‘Perito Contador ou Contador Forense?’, relacionado ao profissional que atua na investigação a fraude e corrupção no patrimônio das entidades brasileiras. André explicou as diferentes atuações de cada profissional durante resolução de casos de fraude. (Com informações: Ascom UFMA)
Comentários