Olhos iluminados, becas bem passadas, entusiasmo incontrolável. Essa foi a imagem recorrente na Igreja Batista da Mangueira, na noite dessa terça-feira (10), lugar escolhido para a colação de grau de 66 formandos de sete cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. A solenidade contou com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; da pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra Cabrera; do diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Marcos Fábio Belos Matos, e demais autoridades acadêmicas, além de familiares e amigos dos formandos.
Mais do que uma cerimônia tradicional, em que o acadêmico recebe a outorga de grau, a colação é um momento de perspectivas, agradecimento, reunir a família e selar a parceria entre a universidade e sociedade, foi o que destacou o reitor Natalino. “Há algum tempo estávamos em festa recebendo os calouros e agora quatro, cinco anos depois, estamos devolvendo à sociedade com a convicção que a universidade deu tudo de si pra formar esse jovens nas áreas que eles escolheram. Não só do ponto de vista da formação intelectual e de conhecimento científico da sua profissão, mas sobretudo com uma consciência política desse país e que eles possam, no seu campo de trabalho, ajudar no desenvolvimento do nosso país”, destacou.
Para o formando de Enfermagem, Alan Alves de Oliveira Araújo, é uma sensação indescritível. “Você batalha cinco anos durante sua vida arduamente ali, todo dia é uma conquista. Esse é um momento ímpar, não tem como descrever a sensação”, afirmou, emocionado. A mãe da formanda Kellyane Barros de Sousa, dona Andrelina Barros de Sousa, emociona-se com a trajetória da formanda: “Minha filha veio de escola pública, hoje estou muito feliz e orgulhosa pela força que teve. Tenho mais três filhos e ela foi a única que quis estudar, os outros só concluíram o ensino médio. Ela já formou-se pela UEMA em História e agora Comunicação Social pela UFMA”, frisou.
O diretor do CCSST, Marcos Fábio Belos Matos, falou sobre a importância de mais essa conquista para a UFMA em Imperatriz, considerando que é sempre um orgulho poder colocar profissionais bem formados e capacitados no mercado de trabalho da região. Ele ainda destacou a formatura da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, do campus de Imperatriz, ressaltando que é um orgulho especial apresentar mais uma categoria de formandos à região tocantina.
A primeira formanda nesse curso, Natália Mendes, salientou a relevância desta formação. “A expectativa é que os meus colegas possam me acompanhar logo mais e que consigamos mudar essa dificuldade de professor de Ciências Humanas, especificamente o de Sociologia, que é desfalque em nosso estado”, afirmou Natália.
Sob serpentinas e confetes, os formandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia, Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, Direito, Comunicação Social - Jornalismo, Ciências Contábeis, Enfermagem e Engenharia de Alimentos, podem agora “buscar um olhar sobre o futuro”, parafraseando o discurso da paraninfa oficial da solenidade de outorga de grau, representando o curso de Comunicação Social - Jornalismo, a professora Emilene Leite de Sousa.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15233
UFMA realiza solenidade de colação de grau em Imperatriz
Formandos de sete cursos de graduação receberam outorga de grau
Comentários