Olhos iluminados, becas bem passadas, entusiasmo incontrolável. Essa foi a imagem recorrente na Igreja Batista da Mangueira, na noite dessa terça-feira (10), lugar escolhido para a colação de grau de 66 formandos de sete cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. A solenidade contou com a presença do reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; da pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra Cabrera; do diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Marcos Fábio Belos Matos, e demais autoridades acadêmicas, além de familiares e amigos dos formandos.
Mais do que uma cerimônia tradicional, em que o acadêmico recebe a outorga de grau, a colação é um momento de perspectivas, agradecimento, reunir a família e selar a parceria entre a universidade e  sociedade, foi o que destacou o reitor Natalino. “Há algum tempo estávamos em festa recebendo os calouros e agora quatro, cinco anos depois, estamos devolvendo à sociedade com a convicção que a universidade deu tudo de si pra formar esse jovens nas áreas que eles escolheram. Não só do ponto de vista da formação intelectual e de conhecimento científico da sua profissão, mas sobretudo com uma consciência política desse país e que eles possam, no seu campo de trabalho, ajudar no desenvolvimento do nosso país”, destacou.
Para o formando de Enfermagem, Alan Alves de Oliveira Araújo, é uma sensação indescritível. “Você batalha cinco anos durante sua vida arduamente ali, todo dia é uma conquista. Esse é um momento ímpar, não tem como descrever a sensação”, afirmou, emocionado. A mãe da formanda Kellyane Barros de Sousa, dona Andrelina Barros de Sousa, emociona-se com a trajetória da formanda: “Minha filha veio de escola pública, hoje estou muito feliz e orgulhosa pela força que teve. Tenho mais três filhos e ela foi a única que quis estudar, os outros só concluíram o ensino médio. Ela já formou-se pela UEMA em História e agora Comunicação Social pela UFMA”, frisou.
O diretor do CCSST, Marcos Fábio Belos Matos, falou sobre a importância de mais essa conquista para a UFMA em Imperatriz, considerando que é sempre um orgulho poder colocar profissionais bem formados e capacitados no mercado de trabalho da região. Ele ainda destacou a formatura da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, do campus de Imperatriz, ressaltando que é um orgulho especial apresentar mais uma categoria de formandos à região tocantina. 
A primeira formanda nesse curso, Natália Mendes, salientou a relevância desta formação. “A expectativa é que os meus colegas possam me acompanhar logo mais e que consigamos mudar essa dificuldade de professor de Ciências Humanas, especificamente o de Sociologia, que é desfalque em nosso estado”, afirmou Natália.
Sob serpentinas e confetes, os formandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais -  Biologia, Licenciatura em Ciências Humanas - Sociologia, Direito, Comunicação Social - Jornalismo, Ciências Contábeis, Enfermagem e Engenharia de Alimentos, podem agora “buscar um olhar sobre o futuro”, parafraseando o discurso da paraninfa oficial da solenidade de outorga de grau, representando o curso de Comunicação Social - Jornalismo, a professora Emilene Leite de Sousa.