Estudantes de Enfermagem da UFMA - Imperatriz promovem, no período de 02 a 04 de outubro, o II Simpósio Multidisciplinar de Dor da Região Tocantina (SIMDORT), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. A proposta do evento é explorar a importância do conhecimento da dor utilizando uma abordagem dinâmica e multidisciplinar através do tema “Compreendendo a dor e suas particularidades”.
Durante as 40 horas de atividades serão realizados minicursos, debates, apresentações de trabalhos e culturais que reunirão especialistas, mestres e doutores da academia.
Mhalba Janine cursa o 8º período de Enfermagem da UFMA Imperatriz e faz parte da organização do Simpósio. Ela comenta que durante o andamento do curso os acadêmicos sentiram a necessidade de aprofundar os estudos sobre as causas e implicações da dor. “Um dos principais objetivos do evento é possibilitar o reconhecimento dos diferentes tipos de dor, tornando possível o seu diagnóstico, manejo e controle”, esclarece.
A dor
De acordo com a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), “a dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável que é associada a lesões reais ou potenciais ou descrita em termos de tais lesões”. A dor é sempre subjetiva e cada indivíduo aprende a utilizar este termo por meio de suas experiências. No contexto nacional, a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) afirma que não existem dados estatísticos oficiais sobre a dor no Brasil, mas os casos de pessoas que sofrem com os sintomas têm aumentado substancialmente nos últimos anos.
A SBED divulga que 10 a 40% das pessoas que relataram já ter sentido algum tipo de dor apresentaram os sintomas por um período superior a um dia. É a principal causa de sofrimento, incapacitação para o trabalho e gera graves consequências psicossociais e econômicas. Muitos dias de trabalho podem ser perdidos por aproximadamente 40% dos indivíduos. Para maiores informações sobre a dor acesse o site da SBED: www. dor.org.br/publico/intro.asp. (Ascom Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14517
Comentários