Promover a educação patrimonial, contribuindo assim para construção do saber crítico e reflexivo e a preservação do patrimônio histórico-cultural da cidade. Esse é o objetivo do projeto de pesquisa e extensão “Cidade das Memórias”, coordenado pelo professor Rogério Veras com a colaboração da professora Pollyanna Mendonça, docentes da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFMA Imperatriz.
Aprovado em edital pela Pró-Reitoria de Extensão/PROEX/UFMA, o projeto tem a colaboração dos bolsistas Natália Mendes e Gilson Cardoso, do Curso de Ciências Humanas. O professor Rogério explica que o trabalho do grupo está voltado para o resgate da história e da memória da cidade e dos diferentes grupos sociais locais que existiram e a valorização dos que ainda contribuem com a riqueza cultural local. Como por exemplo, as brincadeiras, festas, danças e religiosidades.
O pesquisador afirma que o foco principal do projeto são os alunos do Ensino Fundamental, do 6ª ao 9ª ano, das escolas municipais da cidade.  Ele comenta que o grupo pretende realizar uma pesquisa documental da cidade, no intuito de remontar narrativas sobre a história local e seu patrimônio, seja oficial ou não. Em seguida, será feito um levantamento sistemático dos bens culturais para registrá-los em documentos, a fim de servirem de materiais didáticos para as escolas.
O professor ressalta que para a realização desse trabalho o grupo está buscando a ajuda de historiadores e de instituições como a Academia Imperatrizense de Letras, a Câmara de Vereadores e a Fundação Cultural de Imperatriz. O coordenador lembra que o projeto “Cidade das Memórias”, teve início no mês de maio com uma palestra sobre a história do Sul do Maranhão, no auditório da UFMA, ministrada pelo historiador e escritor Adalberto Franklin. (Por Nonato Pereira/ Assessoria de Comunicação/UFMA)