A Universidade Federal do Maranhão realizará no próximo dia 03, às 10h, a posse do novo diretor do Centro de Ciências Sociais Saúde e Tecnologia - CCSST, Marcos Fábio Belo Matos, e fará a abertura do mestrado em Ciências dos Materiais, primeiro curso stricto sensu da região.
As solenidades marcam o início das atividades da UFMA no campus Avançado, próximo ao bairro Bom Jesus, com aulas práticas nos laboratórios dos cursos de Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Licenciatura em Ciências Naturais. A inauguração oficial do campus está prevista para o início do segundo semestre letivo de 2013, no dia 09 de setembro, com a presença de autoridades do Governo Federal.
O evento marca o começo de um novo ciclo para o campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão, que tem ampliado sua estrutura física e de recursos humanos e triplicado a oferta de cursos de graduação nos últimos sete anos. Para o diretor nomeado, Marcos Fábio Belo Matos, a posse marca um ritual de efetivação de sua gestão à frente da Universidade. “Marca simbolicamente o prestígio e a importância que esse Centro tem, já que teremos a presença do reitor, dos pró-reitores, dos assessores técnicos, assim como marca também o processo da votação que foi democrática, limpa e teve cinco candidatos”, avaliou.
O diretor disse que espera ter condições de realizar uma boa gestão, baseada nos três pilares da sua campanha: “transparência na gestão, senso de democracia e um espaço maior que ela normalmente tem. Quero que ela seja mais respeitada como uma grande universidade na região sul do Estado”.

Primeiro Mestrado da região
Na mesma solenidade, será realizada a abertura do mestrado em Ciência dos Materiais. O edital, que está em fase de conclusão, logo estará disponível no site da Universidade e conterá todas as informações necessárias para os interessados. A seleção para o curso deve acontecer entre junho e julho de 2013. Aprovado no dia 06 de março de 2013 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), o mestrado em Ciência dos Materiais será direcionado para alunos concluintes de cursos de graduação em Engenharias, Química, Física, Ciências Naturais e Ciência e Tecnologia. O corpo docente será formado por nove professores permanentes.
O coordenador do Programa, Adenilson Oliveira dos Santos, destacou a importância do mestrado para a região Tocantina. “Esse é o nosso primeiro mestrado e, por isso, vai trazer muitas oportunidades para os participantes. E, a formação de novos mestres, possibilitará atender as universidades que estão ao redor da cidade”. As aulas da primeira turma deverão iniciar em agosto de 2013, no Campus Avançado, no bairro Bom Jesus, para os 12 candidatos aprovados. “O edital estará aberto para todo o País, mas nós esperamos que pessoas da cidade e de regiões vizinhas, como Marabá, no Pará, por ter o curso de Engenharia de Materiais, possam vir fazer a seleção”, acrescenta.
O campus de Imperatriz oferece hoje os cursos de graduação em Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Pedagogia, Licenciaturas em Ciências Naturais, Ciências Humanas e Teatro e receberá o curso de Medicina no início de 2014. Também está oferecendo curso pós graduação lato sensu em Auditoria e Perícia Contábil e outra prevista para o próximo semestre em Assessoria de Comunicação. A intenção é atender três mil alunos de Imperatriz e de cidades vizinhas. O campus tem um corpo de 135 docentes, sendo 35 doutores, e equipe de 30 técnico-administrativos.