No período de 26 a 29 de novembro, será realizada, na UFMA, campus Centro, a III Jornada de Ciências Humanas, promovida pelo curso de Licenciatura em Ciências Humanas. O evento terá como tema Tramas e Práticas Urbanas: desafios de mobilidade e acessibilidade nas cidades de médio e grande porte. A jornada se propõe a refletir sobre a questão da mobilidade urbana, apontando para a necessidade da adoção de políticas públicas de melhoria do trânsito, como condição de apropriação e não de segregação do espaço urbano.
Para o coordenador geral do evento e professor do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Agnaldo Silva, a jornada busca propiciar um espaço de reflexão sobre a cidade, não de forma teórica, mas na sua dinâmica e prática, considerando-se as configurações do espaço urbano, a partir do trabalho, do trânsito e da acessibilidade. “Atualmente todas as cidades, mesmo as cidades consideradas pequenas, têm problemas de engarrafamento, de trânsito, falta de estacionamento, ocupação de calçadas por vendedores ambulantes e uma série de problemas. Isso vai se intensificar nas cidades de médio porte, como Imperatriz, e nas cidades de grande porte”, afirma.
Além disso, visa compreender as tramas e práticas urbanas a partir de uma perspectiva interdisciplinar, integrando os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas com os demais participantes, sobretudo os membros de movimentos sociais de outras organizações da sociedade civil organizada, de forma a não apenas pensar e repensar a cidade, mas contribuir para torná-la mais inclusiva e acessível.
A proposta da Jornada é ser um espaço de discussão e reflexão entre professores, pesquisadores, juristas e membros de movimentos sociais sobre as questões de mobilidade e acessibilidade nos centros urbanos, inclusive em Imperatriz. Segundo o professor Agnaldo, todas as falas serão no sentido de refletir sobre a cidade, obviamente pensando em melhorias e não apenas pensar a cidade de forma abstrata, propor alternativas para melhorar o trânsito e a acessibilidade de Imperatriz, para que se torne uma cidade mais inclusiva”.
As inscrições estão sendo feitas no pátio da UFMA, campus Centro, das 14h às 22h, e na terça-feira (26), das 9h às 17h. Os interessados também podem fazer a sua inscrição no pátio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), hoje até às 20h, e na terça-feira (26), das 8h às 15h.
Confira a programação completa
TERÇA-FEIRA - 26/11
18h00 – Credenciamento
19h00 – Mesa de Abertura
19h45 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA / A Cidade em Movimento – Rodrigo Oliveira de Araújo
Mediador – Manoel Pinto Santos
QUARTA-FEIRA - 27/11
18h00 - MESA 1 - DESAFIOS DE MOBILIDADE URBANA
Sandro Bíscaro – Ministério Público de Imperatriz
José Alcântara Junior – UFMA/SLZ
Carolina Vasconcelos Pitanga – UFMA/SLZ
Rodrigo Oliveira de Araújo
Mediador – Agnaldo Silva
QUINTA-FEIRA - 28/11
18h00 – MESA 2 - CIDADE E TRABALHO
Trabalho: objeto de estudo e ‘matéria estrangeira’ no trabalho de formar trabalhadores - Nélio Borges Peres – UEG
Trabalho e Moradia - Emerson Rubens Mesquita Almeida – UFMA/ITZ
Relações de Trabalho e Cidade - Salvador Tavares de Moura – UFMA/ITZ
Mediador – Rogério de Carvalho Veras
19h45 – COFFEE BREAK
20h00 – COMUNICAÇÃO ORAL
A Infraestrutura Cicloviária da Cidade de São Luís – Irinaldo Lopes Sobrinho Segundo – UFMA/SLZ
Mediadora - Vanda Pantoja
SEXTA-FEIRA - 29/11
18h00 – MESA 3 - DESAFIOS DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE
Marcos André - CENAPA
João Batista - CENAPA
Deise Cortês - EDUCAÇÃO ESPECIAL / SEMED
Cabo J. Ribamar - SECRETARIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO
Mediador – Wescley Fernandes de Araújo Freire
19h45 – COFFEE BREAK
20h00 – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
A Bicicleta como Meio de Transporte Urbano – Irinaldo Lopes Sobrinho Segundo
Mediador – Alexandre Peixoto Faria Nogueira
Comentários