Reconhecendo a dimensão lúdica como um importante aspecto na formação de educadores, o curso de Pedagogia da UFMA promoveu nessa quinta-feira (27) a abertura do “I Encontro Formativo sobre a Brinquedoteca do Curso de Pedagogia”. O objetivo da iniciativa é discutir o brincar na universidade e a ludicidade do educador nas práticas didático pedagógicas.
Compuseram a mesa de abertura o coordenador do curso de Pedagogia, Vicente Marques, que usou palavras de agradecimentos ao palestrante e alunos pela participação, o representante da Comissão da Brinquedoteca do CCSST, Edilmar de Jesus e o palestrante convidado da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida.
‘O brincar na universidade e a formação lúdica do educador’ foi o tema da palestra ministrada pelo professor Marcos Almeida. Ele abordou a importância de formular o tripé: formação técnica, didática e pedagógica no aspecto da ludicidade, ressaltando a discussão deste tema e a relevância no campo acadêmico, não só no aspecto teórico e científico, mas na potencialização da qualidade formativa de alunos de Pedagogia, Educação Física, Sociologia, Antropologia ou outra área do saber.
Almeida enfatizou que o lúdico abre diversas possibilidades de ensino e também atua positivamente na construção da figura humana. “O lúdico é um aspecto interessante enquanto conteúdo e pode ser introduzido como currículo dentro da escola, seja pública ou particular. Os futuros profissionais devem compreender como o brincar pode auxiliar entre a teoria e a prática”, explicou.
O professor ainda deu exemplos de como as instituições de graduação podem inserir o lúdico em suas políticas de ensino. A criação de laboratórios dentro da escola, oficina de construção de brinquedos alternativos, biblioteca itinerante, museu do brinquedo, brinquedotecas, entre diferentes possibilidades, foram elencadas.
A formação pretende auxiliar os alunos e professores na compreensão da importância de atividades lúdicas e do contato com brincadeiras no processo de ensino. O curso de Pedagogia do CCSST já dispõe do espaço da brinquedoteca, o professor Edilmar de Jesus, destacou o desafio dessa implementação. “O primeiro desafio é compreender que esse espaço é importante no sentido de trabalharmos multiplicadores de alunos. O espaço já existe, e com diversos brinquedos, a intenção é que em 2015 possamos começar a usar, disponibilizando para grupos de crianças das escolas de Imperatriz”, esclareceu.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15170
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