Expressões emocionadas e discursos orgulhosos marcaram a noite da última sexta-feira (19). A cerimônia oficial de Colação de Grau do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) do Campus de Imperatriz reuniu professores, familiares e amigos dos 82 formandos da ocasião. Os recém-formados, agora profissionais de suas respectivas áreas, são dos cursos de Ciências Contábeis; Ciências Naturais com ênfase em Biologia; Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; Enfermagem; Engenharia de Alimentos e Pedagogia.
A cerimônia aconteceu na Igreja Batista da Mangueira e foi presidida pela Pró-Reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera, que em seu discurso enfatizou a contribuição da Universidade na formação profissional, pessoal e social dos agora profissionais. “Este é um dia especial para todos nós, em especial para vocês que estão concluindo hoje um ritual de passagem entre o tempo que se foi e o tempo que se inicia nessa solenidade. E é especial para nós, enquanto Instituição, por termos oferecido as condições de acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Hoje, cada um sai daqui para o mundo levando na bagagem mais do que conhecimento, competências e capacidades”, ressaltou, e concluiu agradecendo a presença de todos e desejando boa sorte e sucesso aos formandos.
Para o formando em Enfermagem, Wherveson Araújo, a cerimônia tem um clima de festa todo especial. A data coincidiu com o aniversário de 24 anos do estudante, que fez da entrega do grau uma comemoração de família. “É muito importante esse momento de finalização da graduação. É uma simbologia que não é só para o aluno que está se formando, mas para toda a família que o auxiliou nesse processo de construção do profissional”, avaliou Maria Onete Alves de Araújo, mãe de Wherveson, que comentou emocionada as dificuldades superadas para a concretização desse sonho. “A minha menina mais velha também faz faculdade, mas ele é o primeiro a concluir. Foi preciso muita força de vontade e apoio pra que ele não desistisse. Isso aqui não tem preço para mim, vê-lo se formando hoje, no dia do aniversário dele, é um grande presente”, afirmou. Wherveson é o primeiro de cinco irmãos a concluir um curso superior.
A coordenadora do curso de Enfermagem e paraninfa da noite, Maria Neyrian de Fátima, falou dos papéis profissionais dos formandos e da responsabilidade que cada um deles carrega. “Os formandos aqui presentes têm o poder surpreendente de transformar a sociedade”. A oradora oficial, Suzanny Lima de Brito, formanda do curso de Engenharia de Alimentos, falou das possibilidades e do que está por vir para os novos profissionais. “Hoje, nós estamos aqui celebrando uma conquista que compartilhamos com nossos familiares e com os nossos amigos. Agora é nossa responsabilidade escolher o melhor a ser seguido. Que deste salão saiam grandes nomes, profissionais renomados, grandes pensadores”, ressaltou.
Além da Pró-Reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera, estiveram presentes na solenidade o diretor do Campus de Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos; a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Germania de Sousa Almeida; o professor Antonio Fabrício Evangelista, representando o coordenador do curso de Jornalismo, Carlos Alberto Claudino; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Roniés Bonifácio da Silva; a coordenadora do curso de Enfermagem, Maria Neyrian de Fátima; representando o curso de Licenciatura em Ciências Naturais; o professor Marcelo Soares de Santos; e o coordenador do curso de Pedagogia, Vicente Marques de Castro.

Saiba mais

Na ocasião, o curso de Licenciatura em Ciências Naturais, com ênfase em Biologia, concedeu o grau aos primeiros formandos da graduação no Campus de Imperatriz. O curso foi implantado no segundo semestre de 2010 e atualmente funciona no Campus Avançado.
Para um dos formandos, Alisson Costa do Nascimento, a graduação é um acontecimento único e é apenas um começo, em sua visão. “Esse é um momento especial, que muitos almejam. E no caso da nossa turma especificamente, foram diversos os obstáculos, por ser um curso novo, mas no final, conseguimos”, ressaltou. O agora formado em Ciências Naturais assegura que pretende dar continuidade aos estudos, que irá se especializar e irá se qualificar cada vez mais na área que escolheu para atuar. 
(Ascom UFMA)