Um total de 30 alunos participou da primeira colação de grau do Programa de Formação de Professores da Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar), da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz. Realizada na última quarta-feira (21), a solenidade graduou 12 alunos do curso de Segunda Licenciatura em Ciências Sociais e 18 do curso de Segunda Licenciatura em Matemática.
O Profebpar é voltado para professores de educação básica da rede pública de ensino e oferece uma segunda graduação para aqueles que lecionam em área diferente da sua formação inicial. Os cursos, que duram em média dois anos, são ofertados em mais 17 polos em todo o estado, numa parceria entre a UFMA e prefeituras das cidades onde o programa está implantado, como Caxias, Imperatriz, Grajaú, Santa Inês, Coroatá e Bom Jesus das Selvas.
Segundo Kalenda Cavalcante, formanda do curso de Segunda Licenciatura em Matemática, o programa é uma oportunidade de aprimorar sua qualificação como docente: “Eu sou formada em Pedagogia, que é bastante ampla, mas eu queria muito ter uma licenciatura em uma área específica, então o programa me possibilitou esse aperfeiçoamento”, afirma.
A proposta é suprir a carência de profissionais da educação, oferecendo-lhes suporte para atuar com competência em sua área de trabalho. “Ao conferirmos o grau a esses alunos, fazemos com a certeza de que estamos cumprindo nosso papel de fortalecer a educação no estado”, destaca Cenidalva Teixeira, Assessora de Interiorização da UFMA, que representou o reitor Natalino Salgado durante a cerimônia.
Para Raimunda Marinho, coordenadora do Profebpar em Imperatriz, a lacuna existente na área da educação em todo o país tende a ser atendida com iniciativas como esta, beneficiando principalmente a sociedade: “A Universidade está cumprindo a sua função nesse processo de formação de professores”, ressalta. (Ascom UFMA)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14561
UFMA realiza colação de grau da primeira turma do Profebpar
O programa oferece uma segunda graduação a professores da rede pública de ensino
Comentários