Foi realizado nos dias 11 e 12, na Universidade Federal do Maranhão, o início oficial das atividades do período letivo de 2015.1 nos campi Centro e Bom Jesus, com uma solenidade de recepção aos calouros. Na noite de quarta-feira (11), no campus Centro, estiveram presentes a pró- reitora de extensão, Marize Barros Rocha Aranha; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Fernando Carvalho Silva; o diretor pró-tempore do CCSST, Alan Bezerra; os coordenadores dos cursos de Comunicação Social, Ciências Contábeis, Direito, Licenciatura em Ciências Humanas, Pedagogia e o reitor do CCSST, Natalino Salgado Filho.
Na ocasião, foram inaugurados o novo auditório, a brinquedoteca, o núcleo de práticas jurídicas, o espaço da empresa júnior de Ciências Contábeis e o laboratório do Grupo de Pesquisa Inovar. Entre os novos espaços, a brinquedoteca permitirá que os alunos do curso de Pedagogia possam assistir aulas e executar projetos para crianças da comunidade por meio de ações de extensão. Já o Núcleo de Práticas Jurídicas possibilitará, aos alunos dos últimos períodos de Direito, a ambientação ao dia a dia da profissão, prestando assistência jurídica a quem precisar e demandar à Universidade. Para o coordenador do Núcleo, Gabriel Araújo, é importante para os alunos não só firmar o aprendizado, mas ofertar serviços para a população, tal como se destina o espaço.
Para Mickael Santos, discente do curso de Ciências Contábeis e diretor administrativo da Empresa Júnior de Contabilidade, a inauguração da respectiva empresa júnior possibilitará mudanças na vida dos futuros profissionais. “Quando os alunos se formavam em Contábeis, tinham dificuldade em entrar no mercado de trabalho. Saíam da universidade sem pôr em prática o que aprendiam em sala de aula. Agora, com o interesse dos alunos pela EJ, acredito que ela permanecerá e só tende a crescer”, afirmou.
O reitor Natalino Salgado destacou o avanço que a UFMA experimentou, em Imperatriz, com esses e outros equipamentos entregues nos últimos anos. “A presença da Universidade tem sido cada vez mais forte e efetiva na cidade de Imperatriz e quem ganha com isso é a comunidade acadêmica, que passa a contar com condições de produzir e compartilhar conhecimento em larga escala”, proferiu o reitor.
No ensino médio, Bruna Gomes, agora caloura do curso de Direito, não sabia ao certo qual curso fazer. Depois de muita pesquisa e conversas com parentes e amigos, percebeu que Direito é a profissão escolhida. Ela conta que a rotina diária de estudos era intensa, cerca de oito horas por dia, tudo para conseguir realizar o sonho de estudar na UFMA. “Ouvi falar muito bem do curso e espero aproveitar a oportunidade que conquistei. Quero aprender muito, para, no fim, ser uma boa profissional”, deseja.
Campus do Bom Jesus
Na manhã de quinta-feira (12), a recepção dos calouros ocorreu no Campus do Bom Jesus para os alunos de Medicina, Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Licenciatura em Ciências Naturais. Estiveram presentes a pró-reitora de Extensão, Marize Aranha; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho; a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Cenidalva Teixeira; o diretor do Campus de Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos; a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Nair Portela; o subprefeito do Campus de Imperatriz, Alan Bezerra, a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, Germania Bezerra; e a coordenadora do curso de Enfermagem, Analise Nogueira. À tarde, houve a realização da aula inaugural do curso de mestrado em Ciências dos Materiais, com a presença dos pró-reitores, do diretor e subprefeito dos campi de Imperatriz, e do coordenador do curso, Adenilson Oliveira.
Comentários