Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no auditório da Faculdade Santa Terezinha, será realizado o I Colóquio Internacional, que traz como tema “Memórias, diversidades e identidades culturais”.
Os objetivos do evento são socializar as ações de pesquisa e extensão do Projeto Alma, realizado nas comunidades quilombolas e sede de Alcântara; relatar vivências dentro de eixos temáticos experienciadas por acadêmicas e pesquisadores da região; comunicar as boas novas de Beirute, Cabo Verde, São Paulo, Pará, Maranhão e Tocantins dentro da temática em questão e propiciar a integração de múltiplas culturas numa visão holística de homens e mulheres com saberes peculiares e ricos de sutilezas.
Durante os três dias, nos três horários, serão ministradas palestras, painéis, minicursos, oficinas, workshops, momentos culturais, sessão de cinema e relatos de vivências.
De acordo com o professor Herli Souza, que coordena o encontro, “as culturas africana e indígena são muito próximas da nossa e, por isso mesmo, precisamos ampliar este debate para a integração”.
No primeiro dia do encontro, será apresentado o painel integrado, com o tema “Memórias, diversidades e identidades culturais”, tendo como painelistas os professores Rogério de Carvalho Vera, Jonas Alves e Herli de Souza Carvalho.
Ainda no primeiro dia, será realizado o minicurso “Jornalismo e Memória”, tendo como orientadora a professora mestre Roseane Arcanjo Pinheiro. A oficina do dia terá dois temas: o primeiro é Capoeira Angola, Maculelê, Sambas de Roda e Dança Afro, orientada pelo contramestre de capoeira Luis Antonio Nascimento Cardoso. No segundo tema, Arte Pintura Afro em camisetas, orientada por Ironilson Vasconcelos.
Nos relatos de vivências, haverá temas como Pesquisa, identidade culturais, saúde e ações de sustentabilidades, além de produções acadêmicas (monografias) e Educação quilombola.
Haverá ainda momentos culturais com Sarau dos Amigos e no dia 30 o minicurso voltado ao jornalismo, como o tema I Livro-Reportagem.
Como se observa, serão três dias de debates e uma agenda recheada de assuntos importantes dentro deste contexto cultural.