Coordenadora Betania Oliveira Barros com o presidente Silvio Sousa, comemorando o êxito do projeto Escola na Comunidade

O projeto Escola da Comunidade Viva Deus, situada na Estrada do Arroz, tem como objetivo a formação de duas frentes de atuação, como explicou a coordenada professora dra. Betania Oliveira Barroso. "São duas frentes, uma a de alfabetização de jovens e adultos (Eja) e outra a formação política, por meio da metodologia Paulo Freire", explicou.
O projeto é de iniciativa da Universidade Federal do Maranhão e é desenvolvido junto ao grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Epistemologia em Educação.
De acordo com a coordenadora, o projeto conta com atuação efetiva de um ano, com alfabetizados e extensionistas certificados.
Ela conta ainda com os professores Fullyana Cristina e Juliana Ferreira.
Para o presidente da Comunidade, Silvio de Souza, a parceria feita com a UFMA na implantação deste projeto pioneiro tem contabilizado um saldo positivo muito importante para os trabalhadores e seus filhos.
"É claro que para nós estudar é muito complicado e caro, e este projeto implantado pela UFMA possibilitou não só a nós, mas a todas as famílias adquirem conhecimentos e continuar seus estudos, através do Eja, que é o programa de Educação para Jovens e Adultos. Agora mesmo, estamos formando uma turma que certamente poderá, inclusive, buscar a continuação dos seus estudos, antes tão distantes e agora mais próximos", disse ele.
No final de semana que passou, houve comemoração no assentamento com os assentados comemorando a formatura e ganhando presentes da coordenação e dos professores.