Aprender sobre a cidade conhecendo os seus personagens. O projeto de extensão “Perfis: vidas que ensinam” apresenta esse desafio para estudantes e professores do Ensino Médio, além de docentes e acadêmicos dos cursos das áreas de humanidades, como Jornalismo, Letras, Pedagogia, História e Ciências Humanas. Vinculado ao curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da UFMA em Imperatriz, o projeto oferecerá uma oficina gratuita com certificado de 15 horas, aberta a toda a comunidade, nos dias 4, 5 e 6 de junho, das 14h às 18h. A atividade é mais uma iniciativa do comando de greve da UFMA, que está promovendo eventos para aproximar a comunidade da universidade.
Durante as oficinas, o participante irá aprender a como encontrar personagens que, com suas histórias de vida, ajudam a entender as principais questões sociais e culturais de Imperatriz. Saberá como entrevistá-los e também a forma de transformar esses depoimentos em textos, prática recomendável para sala de aula em qualquer disciplina que trabalha com resgate de memórias. Também será estimulado a ir para as ruas da cidade buscar os seus próprios personagens, em exercícios práticos.
As 50 vagas foram registradas até ontem, dia 1º de junho, a partir de inscrição via email projeto.perfis@gmail.com. O interessado informou seu nome completo, instituição, se é professor ou estudante e em que estágio está nos estudos. Foi obedecida a ordem de chegada das mensagens até atingir o número de inscritos.
No caso de haver mais pessoas do que o número de vagas, o projeto irá abrir nova oficina, com data a ser marcada. Os módulos são ministrados pelo professor mestre Alexandre Maciel, do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da UFMA de Imperatriz, acompanhado dos demais integrantes do projeto “Perfis: vidas que ensinam”.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14418
Comentários