A Universidade Federal do Maranhão realizou na terça-feira (17), na primeira Igreja Batista de Imperatriz, a solenidade de Colação de Grau de 104 formandos dos cursos de Ciências Contábeis, Comunicação Social-Jornalismo, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Pedagogia. O evento contou com a presença do pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, João de Deus Mendes Silva, da assessora de Interiorização, Cenidalva Teixeira, e os coordenadores dos cursos.
Para a assessora de Interiorização da UFMA, Cenidalva Teixeira, “educação é investimento, então o que a UFMA está fazendo hoje é cumprindo o papel dela. As pessoas têm a possibilidade de não só ter um curso superior, mas um curso superior com qualidade”. A assessora destaca, ainda, que quando o reitor Natalino Salgado assumiu o primeiro mandato Imperatriz estava em um momento difícil e só foi superado com o empenho e a responsabilidade de fazer uma universidade diferente que é a proposta desta gestão - “Inovar não é só ter um equipamento novo, mas fazer com que essa pessoa tenha um ensino melhor e uma universidade melhor para o público, pois o investimento é publico”.
Em uma saudação calorosa, o pró-reitor de Ensino e reitor em exercício, João de Deus Mendes Silva, coloca que é um êxito para a instituição e o sentimento de missão cumprida entregar novos profissionais à sociedade, pois sabe-se que há muito trabalho até chegar nesse momento de colar grau.
Durante a solenidade, familiares e amigos dos formandos prestigiaram o momento marcado por emoção ao concretizar o sonho de concluir o ensino superior. Para Maria de Fátima, mãe da formanda de Jornalismo Larissa Pereira, houve muita dificuldade durante a graduação da filha, já que elas não tinham condições financeiras para mantê-la na universidade. “Eu e o pai dela sem poder muito estávamos ajudando financeiramente com o que tínhamos e dando conforto pra ela. Ela é a primeira filha a se formar. É uma menina muito esforçada, enfrenta tudo e o meu desejo é que ela continue os estudos”, afirma Dona Maria.
Primeira turma de Engenharia de Alimentos
Na ocasião, o curso de Engenharia de Alimentos formou a primeira turma de todo o Maranhão com quatro alunos: Aryanne Ribeiro Oliveira, Rayanne Franco Lima, Edilberto Cordeiro dos Santos Júnior e André Luís de Oliveira Cavaignac.
O formando Edilberto Cordeiro afirma que essa primeira turma tem responsabilidade de ser a vanguarda e de mostrar o desafio do engenheiro de alimentos para a região. “Existe um mercado promissor, e existe um potencial muito grande na região, mas a indústria não conseguiu ver a importância do engenheiro em otimizar o seu próprio processo industrial”. Ele acrescenta: “a primeira turma tem a responsabilidade de mostrar quem é o engenheiro de alimentos e temos a melhor expectativa possível para entrar no mercado de trabalho”.
Alan Bezerra, coordenador do curso em exercício, demonstra sua alegria em contribuir com a formação dessa primeira turma. “A constituição e a estruturação do curso foi uma luta muito grande, mas a gente conseguiu. O curso de Engenharia é muito difícil, por isso é comum formar poucos. É agora que a gente está começando, mas a primeira se forma com vários contatos de empresas da região”. O coordenador acredita que esses profissionais serão absorvidos pelo mercado de trabalho em Imperatriz, pois segundo ele a cidade tem crescido tanto na área de saúde como na área alimentícia e diversas empresas estão chegando na cidade. (Ascom UFMA)
Comentários