Ela tem 72 anos e muita história pra contar. Graduada em Pedagogia e Teologia, Maria Araújo Batista é formanda do curso de Teatro, pelo Núcleo de Educação à Distância da UFMA-Imperatriz, e realizou nessa quinta-feira (26) o sonho da sua terceira colação de grau. Um exemplo de persistência e muita força de vontade. Segundo a formanda, as dificuldades que apareceram não foram maiores que o desejo de vencer. “Nem mesmo toda dificuldade, nem idade me jogou pra trás. Tirei os problemas do mapa e hoje estou aqui, satisfeita, finalizando esse curso, após 5 anos de luta. Agradeço a todos que me ajudaram. Não tenho nem palavras pra descrever o que sinto agora”.
Participaram da solenidade de colação de grau referente ao primeiro semestre de 2013 um total de 90 formandos de 8 cursos da UFMA - campus Imperatriz. Pelo PROFEBPAR (Programa de Formação de Professores para Educação Básica de Plano de Plano de Ações Articuladas) formaram-se as turmas de Ciências Sociais 2ª Licenciatura, com 16 formandos, Física 2ª Licenciatura, com 01 formando, e Geografia 2ª Licenciatura, com 03 formandos. Na graduação regular, 08 alunos de Pedagogia colaram grau, Comunicação Social – Jornalismo, com 27, e Engenharia de Alimentos com 08 formandos. O curso de Artes Visuais a Distância com 16 formandos e Teatro com 11 formandos.
De acordo com a diretora do NEAD, Cenidalva Miranda Teixeira, este é um momento grandioso para o Ensino a Distância. “A Universidade vê neste momento a consolidação um trabalho que vem sendo realizado desde 2007. Não podemos mais pensar em uma educação sem a modalidade da distância, pois através desta educação podemos atingir lugares que Universidade Federal do Maranhão não podia alcançar”.
A formanda do curso de Engenharia de Alimentos Taynan de Almeida Lima comemora a formação. “Agora começa uma nova etapa em minha vida. Vou em busca de novos caminhos, uma carreira profissional, mas continuarei estudando, pois não acaba aqui”, planeja.
Realizada na Primeira Igreja Batista de Imperatriz, a solenidade foi presidida pela Pró-Reitora de Ensino em exercício, Isabel e Barra Cabreira, representando o reitor Natalino Salgado, e teve mesa composta pela coordenadora do Profebpar, Raimunda Marinho, pela diretora do NEAD, Cenidalva Miranda Teixeira, e pelo o diretor do CCSST, Marcos Fábio Belo Matos.
Em seu discurso, a Pró-Reitora exaltou o esforço dos acadêmicos e os momentos que passaram na Universidade. “Este é um momento especial para todos nós, um ritual de passagem. Cada um de vocês sai da Universidade deixando saudades. Durante 4 ou 5 anos, a UFMA foi a casa de vocês. Hoje cada um leva mais que conhecimento, leva valores, princípios éticos. Vocês estão saindo da UFMA, mas a UFMA não sairá de vocês”.
O Diretor do CCSST de Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos, destaca a participação da Universidade no processo de formação desses acadêmicos. “A Universidade cumpriu seu papel. A gente tenta, na medida das nossas funções, oferecer a esses alunos a melhor pesquisa, o melhor ensino, a melhor estrutura que a gente tem. E o resultado é esse. São 90 novos profissionais que certamente vão fazer a diferença”, avalia. (Ascom UFMA - Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14817
UFMA concede grau a 90 acadêmicos
Núcleo de Educação a Distância realizou primeira colação de grau em Imperatriz
Comentários