Hemerson Pinto
Os problemas enfrentados por estudantes da Universidade Federal do Maranhão, no acesso ao campus do bairro Bom Jesus, foram expostos na sessão de ontem pelo diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), Marcos Fábio Belo Matos. O professor usou a Tribuna Freitas Filho e pediu aos vereadores que busquem soluções.
Antes de apresentar os motivos que o levaram até a casa de leis, o diretor Marcos Fábio lembrou ações dos governos Federal, Estadual e Municipal, que colaboraram com a estruturação que beneficiou os acadêmicos.
“Do governo federal, veio a determinação que efetivou a política de interiorização da universidade, ainda no Governo Lula, autorizando a ampliação de vagas e a criação dos novos cursos na cidade. Do governo estadual, veio a construção da estrada de acesso ao Campus do Bom Jesus, fundamental para nos tirar do isolamento. Do governo municipal, veio a contratação da Cemar para a colocação da energia elétrica na estrada, possibilitando o funcionamento noturno daquele Campus. Da empresa Aparecida, veio a mudança do ponto final da Linha Bom Jesus para a porta do Campus. Vieram ainda dos poderes estadual e municipal o estabelecimento de convênios na área de saúde para possibilitar aos estudantes de Enfermagem e Medicina a utilização da Rede de Atenção Pública – os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde”, declarou.
Por outro lado, disse que “é preciso fazer mais porque a universidade continua a crescer e a exigir novas melhorias. E é isso que me traz aqui a esta Casa para ocupar esta tribuna e solicitar, aos senhores e às senhoras, que envidem esforços no sentido de nos ajudar a viabilizar”, destacando as solicitações:
- Uma linha de ônibus, específica para o Campus do Bom Jesus, uma vez que a linha que hoje nos atende faz um percurso muito longo e não está integrada, forçando nossos alunos a pagar, muitas vezes, duas passagens e a demorar muito a ir e a voltar do Campus.
- A colocação de um posto policial nas imediações do Campus do Bom Jesus, pois, nos seis meses que estamos em funcionamento lá, já ocorreram alguns roubos e assaltos aos ônibus que nos servem, além de haver um sério risco para os alunos que estudam à noite.
- A aceleração da entrega das casas que estão construídas nos arredores do campus, oriundas dos programas habitacionais do governo federal, em parceria com o município, para que a unidade da Ufma no bairro do Bom Jesus deixe de figurar como único local com atividade em toda aquela região e nos tire do isolamento.
A visita do professor doutor Marcos Fábio Belo Matos atendeu ao convite do vereador Marco Aurélio.
Comentários