Com o tema "Educação para as relações étnico-raciais: história dos povos afro-indígenas brasileiros", o II Encontro de História da Educação da Região Tocantina ocorrerá entre os dias 28 a 30 de novembro de 2017, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, Campus Centro.
O objetivo geral do evento é reunir investigadores do campo da história da educação, em seus diversos estágios de formação (docentes e discentes), interessados em analisar e discutir História da Educação e Relações Étnico-raciais. O público alvo são estudantes de graduação, pós-graduação e professores em geral.
O Encontro está em sua segunda edição e foi idealizado pela professora Maria Aparecida Corrêa Custódio, do Grupo de Pesquisas História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos (HIPESH), em parceria com o Grupo de Estudos Cultura Escolar, Práticas Curriculares e História da disseminação dos saberes escolares (CEPCHASES) e Grupo de Pesquisa Memórias, Diversidades e Identidades Culturais, abrigados no Curso de Pedagogia da UFMA, Campus Imperatriz.
A programação do evento incluirá atividades culturais, conferências, palestra, sessões coordenadas e comunicações científicas.
A primeira edição do Encontro foi realizado em 2015, com o tema: "História de Sujeitos Educadores", em que foram abordados personagens clássicos e contemporâneos da História da Educação mundial e brasileira, que estão sendo objeto de releituras na atualidade (Comenius, Jan Hus, Vigotski, Amabile Lucia Visintainer/Madre Paulina) e atingiu sua meta promovendo a interação entre universitários e pesquisadores de variadas Instituições de Ensino Superior de Imperatriz e região e fomentou a segunda edição do encontro com o tema: "Educação para as relações étnico-raciais: histórias de povos afro-indígenas-brasileiros".
A abertura do evento será hoje, 28, às 18h, com atividade cultural do Povo Krikati da Aldeia São José, de Montes Altos, seguida da Conferência de abertura "Missões cristãs em áreas indígenas: os frades capuchinhos e suas práticas nos aldeamentos do Império", ministrada pela Profa. Dra. Marta Rosa Amoroso, da Universidade de São Paulo (USP).