Os cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão receberam seus calouros com programação variada para iniciar o primeiro semestre letivo de 2017. As atividades foram realizadas nos dois campi da Universidade - Centro e Bom Jesus.
Os cursos do campus avançado Bom Jesus, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Naturais e Medicina, realizaram, nessas segunda (20) e terça-feira (21), atividades para receber e dar as boas-vindas aos novos estudantes da instituição.
O objetivo da recepção, organizada pelos centros acadêmicos, coordenações e outros grupos ligados aos cursos de graduação, é ambientar os calouros no mais novo espaço de convivência e apresentá-los às oportunidades proporcionadas pela modalidade de ensino superior e pelo tripé ensino, pesquisa e extensão.
Na segunda-feira (20), a manhã dos mais novos discentes de Enfermagem foi marcada pela visita às salas e laboratórios do curso. O passeio pelas instalações foi guiada pela equipe do Centro Acadêmico Ana Nery. "Esse é o primeiro contato com calouros e o momento em que os veteranos podem sanar algumas dúvidas. Além disso, essa é uma ocasião para acolher e até contribuir para evitar uma futura evasão do curso", é o que explica a membro do C.A. Ana Nery, Wanatha Ribeiro.
Para recepcionar os estudantes de Engenharia de Alimentos, a coordenação, Centro Acadêmico e Empresa Júnior realizaram uma palestra com a coordenadora do curso, Germânia Bezerra, que parabenizou os calouros pela conquista e ressaltou a importância da entrada na academia. "É um momento muito rico, de construção de laços e uma oportunidade para explorar tudo o que a Universidade pode proporcionar", comentou Germânia.
Já no mais novo prédio em funcionamento, a coordenação de Medicina recebeu seus calouros apresentando todo o corpo docente e os técnico-administrativos do curso. Em seguida, a coordenadora do curso, Ana Lígia, falou aos novatos sobre o perfil do egresso e os desafios de ser médico. Para ela, "esse é um momento muito feliz, já que marca também o início das aulas no novo prédio de Medicina, agora com laboratórios mais organizados".
Na manhã da terça-feira (21), os estudantes de Enfermagem e Engenharia de Alimentos se reuniram no auditório do campus Bom Jesus e participaram da aula inaugural do semestre. Na cerimônia estavam presentes coordenadores e representantes de CA's dos respectivos cursos, o diretor do CCSST/UFMA, Daniel Duarte e o subprefeito de campus, Alan Ribeiro.
Para o diretor Daniel, a acolhida é uma ocasião para que calouros, professores e estudantes que já estão nos cursos possam partilhar ideias. "Conhecer a instituição de ensino, através da interação com veteranos, faz com que os novatos percebam a nova realidade e assim passem a olhar o lugar de uma forma diferente da que viam a anterior escola de ensino médio. É aqui nesse momento que se pode mostrar que a universidade não está apenas sob o eixo do ensino, mas que temos iniciação científica, extensão e ações sociais. Isso é importante para que eles comecem a se inteirar das atividades da universidade", explicou o diretor.

Campus Centro

A fim de familiarizar os novos estudantes com a didática do curso, metodologia de ensino, corpo docente, atendimento, biblioteca, entre outras dúvidas sobre o Ensino Superior os cursos de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo e Pedagogia realizaram suas respectivas aulas inaugurais no auditório do Campus Centro.
Durante a tarde, os calouros de Jornalismo foram recepcionados por  professores e coordenação do curso. Na ocasião, a professora Thaisa Bueno apresentou os professores do curso, a didática das aulas, os laboratórios, os grupos de extensão e pesquisa, as atividades complementares, além de frisar o reconhecimento do MEC com nota quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).
Para a caloura Vitória Caroline de Araújo de Carvalho, a ambientação realizada pelo curso foi muito interessante e só reafirmou suas convicções sobre a profissão que quer seguir. "Eu espero que o curso possa contribuir na minha vida, que eu possa me tornar uma pessoa melhor, mais crítica e com um olhar mais amplo em tudo que acontece na sociedade", explana.
À noite, os calouros e os veteranos se reuniram para receber as boas-vindas do corpo docente do curso de Pedagogia. A programação contou com a apresentação sobre o funcionamento da biblioteca por Kássia Santos, técnica administrativa da Biblioteca do CCSST; sobre os editais de assistência estudantil, pela técnica em Assuntos Educacionais, Lucivânia Silva de Melo, e sobre o novo projeto pedagógico do curso, com a professora Raquel de Morais Azevedo.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Karla Bianca, este é um período especial e requer parceria de todos para construir uma identidade forte para o curso de Pedagogia. "Os alunos que estão ingressando hoje no curso, vocês vão ter uma formação político-pedagógica, portanto é importante desde este primeiro período vocês participarem do movimento estudantil, apoiando o centro acadêmico, ficar por dentro de suas ações, programações, que vocês busquem atuar da melhor forma possível nas discussões, nos debates e nos caminhos que a universidade oferece", explica.
Karla Bianca ainda destaca que o verdadeiro educador é aquele que consegue analisar a realidade com o olhar crítico e reflexivo. "Isto só será possível se a gente der uma formação político-pedagógica adequada e quando digo adequada, é aquela que é forjada dentro do movimento, dentro do debate, dentro da discussão, então vocês todos, sejam calouros e veteranos, estão convidados a caminhar conosco e neste processo de reconstrução da nossa universidade", enfatiza.
Durante a semana, o cronograma segue com outras atividades de recepção para os novos estudantes, como a campanha de doação de sangue encabeçada pelo curso de Direito. Para mais informações, os estudantes devem procurar suas respectivas coordenações.