UEMASUL participa de audiência pública em Estreito

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão foi criada para promover a educação superior e o desenvolvimento regional em sua área de atuação, a região tocantina. São 22 municípios com grandes assimetrias sociais e com demandas com suas peculiaridades, mas que dividem uma forte identidade cultural e política. Neste sentido, a UEMASUL dá mais um passo importante dentro de sua missão institucional e convoca prefeitos, vereadores e agentes públicos dos municípios da região para participar do “I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO TERRITORIAL UEMASUL-MUNICÍPIOS: Construindo as Diretrizes da Expansão Acadêmica”.

O evento acontece no próximo dia 13 de junho, às 14h, no auditório da UEMASUL em Imperatriz, e tem por objetivo iniciar a articulação e integração destes municípios visando a efetiva atuação e expansão da universidade. “Muitos prefeitos já estão em permanente diálogo com a UEMASUL, apresentando demandas, buscando parcerias e se colocando à disposição para o fortalecimento de nossa instituição, provando que a descentralização do ensino superior era não só necessária, quanto urgente”, declarou o vice-reitor da UEMASUL, Expedito Barroso, que no evento apresentará a estrutura organizacional da instituição e sua atuação territorial.
Outra importante pauta do Seminário é a formação da Rede Ciência Maranhão, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), que visa integrar instituições e iniciativas ligadas a Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. A rede será formada pelas Secretarias Municipais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, ou afins, e as instituições de ensino e da área científica e tecnológicas existentes no Maranhão. Para apresentar a rede estará presente no seminário o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.
O evento será encerrado com a apresentação dos cursos promotores de capacitação e formação docente de Ciências Naturais, feita pela professora Dra. Iane Paula Rego Cunha Dias, coordenadora de Sustentabilidade e Integração Social. “Além de apresentar estas pautas, nós queremos também ouvir dos gestores as suas demandas e anseios. Ao final do seminário, iremos elaborar um documento que servirá de base para os outros seminários e que norteará futuramente a criação de novos cursos, polos e até mesmo outros campi”, declarou Elizabeth Nunes Fernandes, reitora da UEMASUL. (Antônio Fabrício ASCOM/UEMASUL)