A coordenadora Nice Rejane explica sobre o programa...
Para uma plateia repleta de professores.
Prefeito Lúcio Flávio assina termo de cooperação técnica - Domingos Cezar

Domingos Cezar

professores de vários municípios da região tocantina, a UEMASUL fez o lançamento na tarde da última quinta-feira (13), do programa de formação de professores Caminhos do Sertão. O evento aconteceu no auditório do Palácio do Comércio.
A mesa diretora esteve composta com a Reitora Elizabeth Nunes Fernandes, o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado Extraordinário da Região Tocantins, Luiz Carlos Porto e o deputado estadual Marco Aurélio Azevedo.
Também fizeram parte da mesa os prefeitos Lúcio Flávio Araújo Oliveira (Itinga do Maranhão), Joyce Marinho (Amarante do Maranhão) e Karla Batista Cabral (Vila Nova dos Martírios); o vice-reitor da UEMASUL, professor Expedito Barroso e a coordenadora do programa Caminhos do Sertão, professora Nice Rejane Oliveira.
O programa, segundo a Reitora Elizabeth Fernandes se instalará, inicialmente, nos municípios de Porto Franco, Itinga do Maranhão, Amarante e Vila Nova dos Martírios. Em seu pronunciamento o prefeito de Itinga, Lúcio Flávio Oliveira disse de sua satisfação de ver seus filhos estudar e se formarem em sua cidade.
As prefeitas Karla Batista (Vila Nova dos Martírios) e Joyce Marinho (Amarante) também falaram de sua satisfação de proporcionar aos professores de seus municípios uma formação acadêmica. Karla Batista lembrou as dificuldades que os estudantes enfrentam para estudar fora de seus municípios. 
Para o deputado Marco Aurélio, o projeto de criação da UEMASUL foi uma ousadia do governador Flávio Dino que enfrentou severas críticas de vários setores do Maranhão, "mas que contou com o decisivo apoio em Imperatriz de instituições como a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz e Academia Imperatrizense de Letras".
De acordo com Marco Aurélio o programa Caminhos do Sertão possibilitará os professores a se graduarem proporcionando assim uma melhor educação aos estudantes dos mais diversos rincões do estado do Maranhão. "Para mim o Maranhão tem avançado muito na educação, graças ao esforço do governador Flávio Dino".
Por sua vez, o secretário Clayton Noleto disse que a cada dia a UEMASUL alcança novas conquistas na área educacional. "A educação no Maranhão hoje é um exemplo para todo o Brasil", garantiu o secretário. Em seguida, Clayton assinou com a reitora Elizaberth Nunes e os prefeitos, termo de cooperação técnica.
O programa Caminhos do Sertão começa no segundo semestre deste ano e todos terão acesso por meio de processo seletivo. O lançamento do edital acontece em março, as inscrições se darão em março e abril e as provas no mês de maio e visa atender 800 professores nas quatro unidades avançadas.