Professor Wilson Araújo, diretor do curso de Agronomia da Uema

Geovana Carvalho

A Universidade Estadual do Maranhão - Uema, campus de Imperatriz, recebeu do Sindicato Rural a doação de cinco hectares de terra. Na área será construído o prédio que abrigará os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal.
O diretor do curso de Agronomia, professor Wilson Araújo, afirma que as aulas práticas de Ciências Agrárias são realizadas em fazendas da região e também nas dependências do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva. Wilson Araújo explica que a área doada é destinada à construção do Centro de Formação de Ciências Agrárias, porém todo o interior do Parque de Exposições – inclusive a estrutura usada pelos expositores de animais na época da exposição agropecuária – poderá ser utilizado para a prática acadêmica. “A pecuária é bem forte na região e a bacia leiteira também, então os cursos de Agrárias terão um ganho com a prática. Precisamos de um campo experimental, quem pratica tem a sensação de que o conhecimento é mais sólido”.
O futuro centro de formação contará com vinte salas de aula e vinte laboratórios. O custo da obra é estimado em 12 milhões de reais. Uma verba de 5 milhões já está disponível. Representantes políticos da região já estariam intermediando as negociações com o poder público para acelerar o processo de liberação de recursos para a construção.
Conforme o professor Wilson Araújo, os cursos de Agronomia e Veterinária, implantados na Uema de Imperatriz em 2003, lançam juntos no mercado cerca de 39 profissionais por semestre. O curso de Engenharia Florestal, iniciado em agosto deste ano, tem 30 alunos. O professor garante que os profissionais formados são em sua maioria absorvidos pelo mercado local e completa: “A construção do centro possibilita melhorar a qualidade do serviço prestado pelo ensino público superior à sociedade. Os pecuaristas terão um centro de excelência”, conclui.