São Luís - Com o tema “Bio-óleo, novo biocombustível da biomassa”, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Biocombustíveis da Uema (UemaBio), iniciou, na manhã dessa terça-feira (27), o Curso de Resíduos de Biomassa para Produção de Biocombustível no Maranhão, no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen).
A abertura dos trabalhos foi feita pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Porfírio Candanedo Guerra, que na ocasião, representou o reitor José Augusto Silva Oliveira. “É com muita satisfação que a Universidade sedia um evento que trata de um dos temas de maior destaque na atualidade, que é a produção de energias renováveis”, disse o professor Porfírio Guerra.
A palestra inicial foi proferida pela engenheira química Jacqueline Mariano, assessora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em sua apresentação, a engenheira falou sobre os desafios e as oportunidades da regulação dos biocombustíveis pela ANP, enfatizando, também, as inúmeras vantagens desse tipo de energia para o Brasil e o mundo.
Ainda pela manhã, foi realizada uma palestra sobre “Pirólise rápida de biomassa para produção de biocombustível”, proferida por Andrea Rezende Pinho, assessora da Petrobras Cenpes/Rio de Janeiro. Na oportunidade, a palestrante destacou algumas tecnologias do processo de pirólise rápida e suas aplicações para o aproveitamento de biomassa que são empregadas pela Petrobras.
O Curso de Resíduos de Biomassa se estenderá até esta quinta-feira (29), com atividades realizadas sempre nos períodos da manhã e tarde. Segundo o seu coordenador geral, professor Hamilton Jesus Santos Almeida, “trata-se de uma oportunidade para treinar e capacitar professores, pesquisadores, alunos e empresários, com base no conhecimento, tecnologias inovadoras e desenvolvimento de pesquisas aplicadas ao uso de biomassa para a produção de biocombustíveis, energia e insumos químicos de forma sustentável”.
No total, serão três dias de discussões acerca de temas como combustão de sólidos, geradores de vapor, controle de emissão, gaseificação e pirólise de resíduos. Todos esses tópicos de atual relevância na pesquisa e na aplicação, visando à troca de experiência entre os participantes e o estreitamento dos laços entre a comunidade acadêmica e o setor industrial.
Também são parceiros da Uema na realização deste evento as Secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), Indústria e Comércio (Sinc) e Minas e Energia (Sema); Petrobras; Vale; Alumar e Sebrae-MA.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14214
Comentários