O Polo Imperatriz da Universidade Aberta do Brasil (UAB) também fez sua manifestação em favor da manutenção do orçamento do programa. Houve coleta de assinaturas para a Petição Pública, lançado pelo Fórum Nacional de Coordenadores UAB, com o objetivo inicial de reunir 500 mil assinaturas favoráveis à manutenção do Programa UAB, cujo orçamento foi alvo de cortes recentes.
Os gestores UAB convidam a sociedade civil a participar da campanha. O objetivo é coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gratuita e com excelência de ensino, manifestando-se assim em favor da manutenção do sistema UAB.
Além disso, o Fórum solicitou às Instituições de Ensino Superior (IES) de cada estado a se articularem com as gestões municipais, para que os prefeitos assinem cartas individuais, demonstrando a preocupação com os cortes no orçamento do programa.
Segundo o professor José Miguel Martins Veloso, Assessor de Educação a Distância da Universidade (AEDi/UFPA), a campanha é de suma importância para a reinserção do Programa UAB na agenda política nacional.
Desde que foi criado, em 2006, o Programa já formou mais de 120 mil alunos, a maioria professores que atuam na educação básica de localidades distantes dos centros urbanos brasileiros.
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.
Atualmente, 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos, hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema.
Comentários