Considerado referência nacional em educação superior a distância, o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mantido pela prefeitura, realizará, em março, aula inaugural de oito cursos de graduação, ofertados em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo de Tecnologia para Educação (UemaNet).
No último processo seletivo realizado em 22 de janeiro, ao todo foram ofertadas 240 vagas distribuídas nos cursos de licenciatura em geografia, música, pedagogia, computação, formação pedagógica (para bacharéis), bacharelado em gestão comercial, e tecnológico em segurança do trabalho. Outros quatro cursos já estão em andamento com 116 vagas.
Além dos cursos de graduação, Francisca Noronha Lô, coordenadora do polo UAB em Imperatriz, informa que serão ofertados também cursos de especialização ainda nesse primeiro semestre. Mantido pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o polo 'Professor Vito Milesi' já ofertou mais de duas mil vagas para cursos de graduação, especialização e aperfeiçoamento.
Francisca Lô ressalta que o êxito no ensino superior gratuito à distância é resultado do empenho das instituições envolvidas. "Além da atenção dos parceiros como a Uema, Ufma, e o UnaSus, o empenho do gestor municipal é fundamental, pois hoje somos referência aos 22 polos que funcionam no Maranhão devido ao investimento da Prefeitura em estrutura física e todo o apoio logístico que recebemos, pois apesar de os cursos serem ofertados pelas universidades, é a Prefeitura quem mantém a estrutura de funcionamento disponibilizando o espaço físico e os servidores. Para este ano, o prefeito Assis Ramos já garantiu todo o apoio logístico para o bom andamento dos cursos, pois segundo ele, a responsabilidade do Município vai além da educação básica, compreende todos os níveis de formação de nossa população. (Kayla Pachêco - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15811
Comentários