Simulação de um acidente na Avenida Santa Teresa

Domingos Cezar

A Cia. de Teatro Okazajo voltou na última sexta-feira (4) ao palco do Teatro Ferreira Gullar com a 9ª temporada da TV Okazajo, que faz parte das comemorações do 9º aniversário da Companhia, que se encerram em dezembro, quando o grupo fará uma pausa em suas atividades deste ano encenando a peça Titanic – De Sumaúma ao Imbiral, mais um trabalho coletivo da Cia Okazajo.
Neste domingo (6) a trupe encerra esta temporada em mais duas sessões que acontecem às 19h e 21h. No mesmo estilo irreverente, escrachado, a Cia Okazajo, liderada pelo diretor-geral e ator Rogério Benício, diverte os espectadores com suas estórias baseadas em programas televisivos e no cotidiano de pessoas de Imperatriz e cidades vizinhas, que atraem a atenção do público.
Outro detalhe que diferencia a Cia Okazajo dos demais grupos de teatro é que o espetáculo não tem atos, portanto não para. Os atores saem do palco, mas vão para a tela em filmes gravados pelas ruas de Imperatriz e nesta temporada, no campo, uma vez que um dos principais temas enfocado é o programa A Fazenda, da TV Record. A novela Fina Estampa, da Rede Globo, é tratada também com muito humor, sob a denominação de “Chita Estampa”.
A 9ª temporada da TV Okazajo traz de novo, com histórias diferentes, os tradicionais programas de entrevista da irreverente Seketh (Whallassy Oliveira), sempre acompanhada de sua “tonta” auxiliar Pirrolla (Evaldo Lima), bem como o programa musical e de entrevista da Suzana (Rogério Benício). A disputa pela audiência das duas “apresentadoras” aumenta ainda mais a antipatia que uma nutre pela outra, dando mais irreverência ao espetáculo.
No programa de Suzana, o espetáculo conta “causos” de Imperatriz, faz críticas inteligentes, sem nenhum resquício político. É o caso da campanha instituído pelo programa: “Complete a Avenida Santa Teresa e ganhe um prêmio”. O autor enfoca a enorme quantidade de acidentes verificada na Avenida Santa Teresa, Nova Imperatriz, causados por motoristas e motociclistas imprudentes, uma vez que existe na avenida sinalização vertical e horizontal.
A interatividade com o público também faz parte e enriquece ainda mais os espetáculos da Cia. de Teatro Okazajo. A 9ª temporada chamou atenção dos filmes gravados em uma fazenda do distrito do Bananal, onde as “meninas” disputam o prêmio do programa “A Fazenda”. O espetáculo tem cerca de duas horas de duração, é censurado para menores de 14 anos e a publicidade das empresas patrocinadoras é um verdadeiro espetáculo, pois arranca risos das pessoas.