O projeto Dentista do Bem vai selecionar jovens entre 11 e 17 anos para receber tratamento odontológico gratuito em mais de 270 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal. Imperatriz também foi incluída no projeto.
Hoje, 25, a Oral-B e a Turma do Bem vão realizar pela segunda vez a maior triagem odontológica do mundo. O evento acontecerá simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.
Em Imperatriz, a ação acontecerá na Escola Municipal Madalena de Canossa, a partir das 8:00 horas. Os jovens selecionados serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentista do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos. De acordo com a odontóloga Rubia Vargas, da coordenação do Bem Amigos em Imperatriz, o projeto conta com adesão voluntária de 20 profissionais odontólogos. "Este projeto já está em sua segunda edição e Imperatriz participará pela primeira vez e é importante que os colegas odontólogos participem, pois não há alteração na sua agenda ou rotina de trabalho, e estamos contribuindo com uma ação social muito importante".
Ela adiantou também que o projeto em Imperatriz será realizado hoje unicamente com os alunos da escola e não de toda a cidade. "Só com os alunos, já estamos prevendo entre 300 a 400 crianças que serão atendidas pela Turma do Bem", enfatizou.
A triagem
O processo é simples, rápido e não invasivo: o dentista faz um exame visual da condição bucal de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
A seleção
Após a triagem, é elaborado um pequeno dossiê de cada criança e adolescente com a ficha de avaliação, uma cópia do comprovante de residência e a autorização dos pais ou responsáveis para que o tratamento seja realizado.
A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento; para facilitar o acesso, a TdB encaminha o beneficiário para o consultório mais próximo da sua residência.
O tratamento
Os dentistas voluntários atendem, em seus próprios consultórios, as crianças e os adolescentes selecionados até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo, o tratamento é totalmente gratuito e completo, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes, por exemplo.
Sobre a TdB - Turma do Bem - A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade. O fundador e presidente voluntário da OSCIP, Dr. Fábio Bibancos foi reconhecido internacionalmente como Empreendedor Social pela Ashoka (www.ashoka.org) e pela Schwab Foundation (www.schwabfoundation.org) por seu trabalho à frente da TdB. Mais informações em www.tdb.org.br.
Sobre o projeto Dentista do Bem - Dentista do Bem é o principal projeto da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São quase 15 mil dentistas voluntários espalhados por todo o País - em mais de 1.300 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 420 mil crianças e adolescentes passaram pelas triagens do projeto e 42 mil já foram encaminhadas ao dentista.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14962
Comentários