A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realiza desde ontem (19), encerrando hoje (20), a ação de mobilização do Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor turístico (Cadastur). A atividade acontece no município turístico de Imperatriz, portão de entrada do polo Chapada das Mesas.
A ação, realizada por técnicos da Setur, conta ainda com a participação de representantes do Ministério do Turismo e do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que vão visitar cerca de 30 prestadores de serviço turístico de Imperatriz.
De acordo com o secretário de Turismo, Jura Filho, a ação funciona como incentivadora para os empresários da área. Além de reuniões com representantes do setor, as visitas têm o objetivo de regularizar os cadastros dos agentes que atuam na cadeia produtiva do turismo em Imperatriz.
“Estamos começando por Imperatriz, segundo maior município do estado, porém a ação deve percorrer até o final do ano todos os polos turísticos como mecanismo de informação sobre a lei que obriga o registro formal das empresas do setor”, explicou Jura Filho.
“Outra grande preocupação do estado é preparar a cadeia produtiva, com a legalidade dos empreendimentos, fornecimento de mão de obra qualificada por meio de cursos, para a demanda decorrente da realização da Copa do Mundo de 2014, na qual o estado, apesar de não sediar jogos, está na rota dos destinos turísticos”, ressaltou o secretário.
Cadastur
O Cadastur é um sistema de cadastramento do Ministério do Turismo indispensável à formalização e legalização dos profissionais e empresas que atuam no setor. Além disso, oferece vantagens aos prestadores de serviços turísticos, como visibilidade para o estabelecimento, acesso a linhas de créditos especiais e qualificação profissional.
O registro é gratuito, sendo obrigatório para equipamentos turísticos, agências de turismo, guias de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parque temáticos e transportadora turística. (Keith Almeida)
Comentários