Hemerson Pinto
Os números relacionados à quantidade exata de túmulos e pessoas sepultadas nos seis cemitérios públicos de Imperatriz são superficiais. Estima-se que no Campo da Saudade são aproximadamente 25 mil túmulos, deles abrigam até seis corpos de pessoas de uma mesma família, depositados ao longo de décadas.
Conversando com o administrador dos cemitérios públicos da cidade, Valdeci Marques, ele explica que a minoria dos cemitérios de Imperatriz possui arquivo com registro de túmulos e nomes de pessoas sepultadas. O arquivamento começou a ser feito no ano de 2000 no cemitério Campo da Saudade e existe em outros dois, entre eles no Jardim das Rosas, bairro Vilinha.
Ainda no cemitério localizado na Avenida Newton Belo, bairro Santa Inês, Valdeci afirma que cerca de dois mil túmulos estão em situação de abandono. “São túmulos que passam dias e dias de Finados e ninguém vem cuidar, limpar os túmulos e ficam aí. Um túmulo abandonado será sempre um túmulo abandonado. A gente não vai destruí-lo, ninguém o procura, fica servindo para o pessoal jogar entulho”, declara.
Segundo o administrador, as pessoas que podem ser responsáveis por um desses túmulos que há anos não são visitados chegam a procurar os cemitérios quando necessitam sepultar outro parente. “Dizem que já têm parente enterrado no cemitério e que pretendem sepultar a pessoa, mas não sabem indicar o local. Às vezes, saem sem conseguir localizar”.
Valdeci aproveitou para informar que durante todo o ano a Prefeitura disponibiliza 23 funcionários para cuidarem dos cemitérios públicos diariamente. Próximo ao Dia de Finados, o quadro é reforçado com até cinco equipes para agilizar o trabalho.
O administrador também ficou surpreso com a quantidade de mortes que, segundo ele, tem aumentado no últimos anos. “No cemitério Bom Jesus são cinco coveiros diariamente fazendo aberturas para sepultamentos, e às vezes chegamos ao final de semana sem mais nenhuma disponível. É incrível! Aumentou muito o número de mortes, principalmente por jovens, e assassinados. Isso entristece a gente”, lamenta.
Os únicos números que estão disponíveis atualmente pela administração dos cemitérios estão ligados à quantidade de pessoas sepultadas em Imperatriz entre 01 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2012. Segundo Valdeci Marques, foram realizados 4.540 sepultamentos nos cemitérios São João Batista, Campo da Saudade, Parque dos Anjos, Bom Jesus, Jardim das Rosas e Betânia. Este último é localizado na Vila Fiquene.
Comentários