Uma das turmas formadas pelo projeto

Um projeto do 3º Batalhão de Bombeiros Militar que este ano completa uma década e, segundo o sargento Bonfim, em 2016 está de volta à coordenação das atividades voltadas para crianças com o objetivo de contribuir com a inclusão social e a ampliação de conhecimentos.

Este ano o Bombeiro Mirim vai atender a três polos que foram distribuídos nos bairros Bacuri, Vila Nova e Santa Rita, com 100 vagas para cada um. Foram 300 inscrições abertas e preenchidas em um curto espaço de tempo.
Os alunos serão atendidos pela manhã e à tarde. O polo do Bacuri realizará atividades em dois dias da semana, enquanto no Santa Rita e Vila Nova serão realizados os atendimentos durante um dia na semana. As inscrições foram encerradas no dia primeiro de março. A abertura do projeto, que dura até dezembro, será no próximo dia 15, às 18h, na faculdade Pitágoras, em frente à Universidade Estadual do Maranhão.
Os Bombeiros Mirins terão reforço escolar em várias disciplinas, aprenderão sobre a disciplina militar, terão conhecimentos sobre salvamento em altura, salvamento aquático, salvamento veicular, conhecerão o Estatuto da Criança e do Adolescente, aprenderão técnicas de atendimento pré-hospitalar, primeiros socorros, noções sobre meio ambiente, proteção ambiental e Doenças Sexualmente Transmissíveis, DSTs. Em dez anos de existência, o projeto Bombeiro Mirim já recebeu mais de duas mil crianças. (Hemerson Pinto)