Dom Vilsom Basso preside maior evento católico do Maranhão
Ano passado, multidão prestigiou solenidade de Corpus Christi em Imperatriz

Raimundo Primeiro

A Diocese de Imperatriz celebra a solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira, 20, no Estádio Municipal Frei Manoel Procópio, a partir das 18h. O tema deste ano, é "Eu sou o pão vivo que desceu do céu", baseado no Evangelho do apóstolo Paulo, acrescentando: "se alguém comer deste pão, viver para sempre. Este é o pão que desceu do céu".
A celebração de Corpus Christi tem dois principais objetivos - reafirmar a importância da Eucaristia e arrecadar recursos para as ações que a Igreja Católica desenvolve na cidade. Parte da verba, agora em 2019, será usada em obras de reforma da Vila João 23, há 40 anos atendendo pessoas com hanseníase em Imperatriz.
Os portões do Estádio Frei Epifânio serão abertos às 16h. São esperados cerca de 21 fiéis. Desde segunda-feira, pessoas de diversas cidades da região e outros estados chegam a Imperatriz.
A Comissão Organizadora confirma que 22 mil kits foram colocados à disposição do público. Nas paróquias, eles foram vendidos rapidamente. Nesta quarta-feira, 19, durante toda a tarde, uma multidão foi formada em frente a Secretaria da Igreja São Francisco de Assis, na rua Luís Domingues, Centro. Só lá, ainda existiam unidades dos kits, que foram comercializados a R$ 28,00, e eram compostos por camiseta, mochila, balões e boné, além de protetor de vela e banner, com a programação e cânticos. 

Sobre a origem da celebração
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade de as pessoas sentirem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir à peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada. É celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Corpus Christi no Brasil
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.
Em Imperatriz, a celebração ganhou maior dimensão a partir de iniciativa de Dom Gilberto Pastana, então bispo da Diocese da cidade, quando ele decidiu transferir o evento para o Estádio Frei Epifânio. Até então, acontecia nas ruas, com as pessoas decorando as vias por onde a procissão passava.