Raimundo Primeiro
Tendo como tema "Ide e Pregai o Evangelho a Toda Criatura", baseado nos versículos 16 e 15 do Evangelho de Marcos, será celebrado hoje, em todo o Brasil, o Dia de Corpus Christi.
Em Imperatriz, a Diocese, realizadora do evento, espera reunir mais de 21 mil pessoas, no Estádio Municipal Frei Epifânio, localizado na rua Coriolano Milhomem (Centro).
Estando tudo pronto, portanto, a celebração de Corpus Christi na cidade vai movimentar a cidade logo durante as primeiras horas da tarde desta quinta-feira, 31 de maio, quando muitas pessoas, a pé, circularão por ruas centrais em direção ao Frei Epifânio, vestidas com a camiseta do acontecimento.
Os portões do Frei Epifânio serão abertos para o público oficialmente às 15h, quando serão iniciadas as atividades da maior festa do povo católico da região sul-maranhense.
A Comissão Organizadora informa que 21 mil kits foram comercializados ao longo dos últimos dias. Será a 9ª edição da Festa de Corpus Christi a ser celebrada na cidade, sendo a segunda presidida por Dom Vilson Basso, bispo da Diocese de Imperatriz.
Feito inédito
Será a primeira celebração de Corpus Christi sob a organização de Dom Vilson Basso, pois em 2017 o evento teve à frente o padre Francisco Lima Soares, então administrador diocesano, em virtude da transferência de Dom Gilberto Pastana para Crato (Ceará).
A reportagem de O PROGRESSO levantou, no final da tarde de ontem, que mais de 600 pessoas estão envolvidas na organização de Corpus Christi em Imperatriz. Este ano, o branco será usado durante a celebração, lembrando a cor usada há 11 anos, durante a sua primeira edição.
A pessoa que for ao estádio e optar por ficar nas arquibancadas não terá de deslocar-se do local aonde estiver. Na celebração, 280 ministros da Eucaristia trabalharão na distribuição da Sagrada Comunhão. Ao longo dos meses, 300 crianças foram treinadas.
Para levar a mensagem do acontecimento até os católicos mais distantes, a celebração de Corpus Christi será transmitida ao vivo, simultaneamente, por meio de cadeia de rádios, conectadas com a TV Difusora, Canal 7, afiliada local do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), com narração de Josafá Ramalho e comentários, entre outros, do professor José Nilson. As imagens também serão veiculadas pela TV Nativa, Canal 13 (RecordTV), e TV Anajás, Canal 16 (Rede Vida).
A Rádio Terra FM prossegue com a transmissão até o final, ou seja, levando informações ao vivo sobre a procissão, com encerramento por volta das 22h, na Catedral Nossa Senhora de Fátima, Praça de Fátima (Centro).
No total, 11 emissoras de rádios cobrirão a celebração de Corpus Christi em Imperatriz, sendo 10, direto do Estádio Frei Epifânio. Só a Terra FM, entretanto, ficará cobrindo até o final. "O evento é trabalhado ao longo do ano, definindo todos os detalhes", diz o jornalista Josafá Ramalho, assessor de Comunicação da Diocese local.
ORIGEM
A festa de Corpus Christi foi criada pelo Papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto.
Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Sempre acontece na quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade.
Comentários