A palestra sobre Viabilidade da Pecuária Leiteira, realizada ontem na Expoimp, reuniu mais de cem produtores do Maranhão e Tocantins. O palestrante Júnior Rosseto veio de São Paulo para abrir os horizontes dos pequenos e médios produtores de leite desses dois estados. Ele é técnico da Embrapa e faz parte do projeto Balde Cheio, presente no Brasil e Colômbia.
O projeto consiste em divulgar o correto manejo do gado leiteiro, por meio do qual o programa visa melhorar a qualidade de vida das pessoas do campo, criadoras de gado, com o aumento da produção de leite, mostrando que é possível produzir grande quantidade de leite de qualidade mesmo com poucos animais e em pouco espaço.
Durante a palestra, Rosseto falou sobre o preço do leite nos centros produtores, fez cálculos de produção e respondeu a perguntas do público. “Tudo que vim mostrar hoje é basicamente como ganhar dinheiro produzindo leite”, resume.
Durante a tarde de ontem, aconteceu também o Fórum da Indústria de Lácteo, organizado pelo Sebrae. Na oportunidade, estiveram presentes proprietários de laticínios. “Esse debate fortalece o eixo econômico da região, considerando que as indústrias trazem consigo um processo muito grande de geração de mão de obra, captação de investimentos e aumento de produção” afirma a gestora de projetos do agronegócio, Márcia Martins.
Mais tarde foi a vez da palestra “Controle Estratégico de Parasitas”, ministrada pelo veterinário e diretor do Sinrural, Rafael Heringer. “É um tema importante porque os pecuaristas lidam com esses problemas diretamente, e é interessante eles entenderem como funciona, principalmente, o ciclo desses parasitas para saberem qual a época e a forma correta de aplicar os produtos”, diz o veterinário, e explica: “A palestra de hoje teve o intuito de trazer esse conhecimento aos produtores, para que eles pudessem entender o ciclo do carrapato, mosca e do verme e assim combatê-los de forma estratégica”.