Para dar boas-vindas ao segundo semestre letivo de 2019, equipe da Secretaria de Educação, Semed, reuniu gestores escolares nesta sexta-feira, 02. Encontro realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil, UAB, também teve o objetivo de apresentar aos representantes das unidades escolares, nova etapa do programa "Melhor ensino, maior Ideb", desenvolvido na rede municipal desde 2017.
De acordo com Nilceia Martinho, secretária adjunta de Educação, nos próximos meses a proposta é ofertar a mais de três mil alunos que frequentam o 9º ano do Ensino Fundamental, aulas em horário extracurricular no formato de cursinho. "Nosso objetivo é que as 45 escolas da zona urbana e outras cinco da zona rural façam a adesão ao projeto que prevê aulas aos sábados para trabalhar a proposta do Sistema de Avaliação da Educação Básica, Saeb".
Além das avaliações exigidas pelo Ministério da Educação, MEC, ampliação da carga horária de estudos também possibilitará aos adolescentes preparação gratuita para demais avaliações de ingresso no Ensino Médio, e consequente melhoria nos indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb.
A pedagoga Maria Elinete Gonçalves, coordenadora dos Anos Finais da Semed, ressalta que o planejamento prevê dois encontros por mês em cada turma. "A cada encontro teremos mini simulados no formato da Prova Brasil".
Nesse primeiro ciclo, 98 professores de Língua Portuguesa e Matemática serão indicados pelas escolas para colaborarem com as aulas. "Esses profissionais participarão de capacitação com especialistas, material preparado pela equipe da Semed, de acordo com as habilidades exigidas na Prova Brasil, e terão remuneração extra equivalente a R$ 20,00 por hora/aula", ressalta Josenildo José Ferreira, secretário municipal de Educação, ao enfatizar que a determinação do prefeito Assis Ramos "é oferecer todas as condições para que as crianças e jovens desenvolvam suas potencialidades por meio da educação". (Kayla Pachêco)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16435
Comentários