Em continuidade às ações de combate à hanseníase, com foco no diagnóstico precoce, foi iniciada nessa segunda-feira, 24, e segue até o dia 26 capacitação para médicos e Agentes Comunitários de Saúde. Parte teórica da formação foi realizada nos auditórios da Secretaria Municipal de Saúde da Regional de Saúde do Estado.
A prática será realizada com mutirão de consultas nas Unidades Básicas de Saúde Milton Lopes, manhã e tarde, nesta terça-feira, 25, e Vila Nova, pela manhã na quarta, 26. "Algumas equipes mudaram, então estamos treinando novamente para garantir a descentralização dos atendimentos e intensificar a busca ativa de casos da doença", explicou o secretário de Saúde, Alair Firmiano. Para os ACSs, a iniciativa é importante e serve para esclarecer várias dúvidas, dentre elas sobre formas de contágio da doença.
Segundo o coordenador do Centro de Referência em Dermatologia Sanitária, Francisco Cutrim, as capacitações são ministradas por um enfermeiro especialista em hanseníase e por médicos hansenólogos sanitaristas. "Estamos com os profissionais mais renomados da área, que abordaram sobre informações gerais da doença e formas de diagnosticar clinicamente, mostrando como reconhecer sinais e características da doença", ressaltou.
O enfermeiro Saulo Ribeiro, mediador do encontro, ressaltou que "a dose supervisionada que o doente começa a receber inibe os bacilos e fazem com que em 10 dias ela não transmita mais o bacilo causador da hanseníase". (Maria Almeida - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16222
Treinamentos e consultas facilitam diagnóstico precoce da hanseníase
Médicos e ACSs das Unidades Básicas de Saúde participam de ações de combate à doença
Comentários