Gilson Neto, da Ratrans, em reunião com os novos colaboradores

A solenidade de assinatura do contrato entre a Prefeitura de Imperatriz e a Rio Anil Transportes (Ratrans), empresa que irá operar o serviço de transporte coletivo de passageiros a partir do próximo dia 19 (sexta-feira) será realizada hoje (12), às 8h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na Avenida Ceará, no Centro.

De acordo com Gilson Neto, da Ratrans, os colaboradores pré-selecionados que serão operadores de ônibus participaram de treinamento para oferecer um serviço de qualidade à população de Imperatriz.
Ele também adiantou que a empresa iniciará na próxima semana o treinamento da equipe para o cadastramento dos usuários. A qualificação ocorrerá no auditório do Centro de Convenções da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). “Esse processo iniciará com os estudantes e as gratuidades”, adianta.
Neto defende que “é preciso resgatar o cliente-usuário do sistema de transporte público que perdeu a confiança em razão da suspensão do serviço, mas reitera que a Ratrans terá a oportunidade de mostrar um bom trabalho à população de Imperatriz”.
Humanização – Ele assinala que a prioridade é ofertar transporte coletivo de qualidade, sobretudo a segurança do usuário e a relação humanizada entre colaboradores, clientes e a empresa que passará a operar o serviço na segunda maior cidade do interior do Maranhão.
“Vamos precisar de toda ajuda possível dos nossos operadores de ônibus para reconquistar essa clientela, onde precisamos conscientizar toda equipe que o nosso usuário é a peça-chave para o nosso sucesso ou fracasso no sistema de transporte”, observa.
Gilson Neto garante que desde a primeira reunião com o prefeito Sebastião Madeira - e sua equipe de governo - sentiu confiança no propósito de normalizar o sistema de transporte urbano de Imperatriz. E avalia que o investimento é muito grande: trazer equipamentos, treinamentos e formar equipe com mais de 120 pessoas não é tarefa fácil. “Se não houvesse cem por cento de confiança, nós não teríamos vindo para Imperatriz”, afirma.
Ele solicitou paciência aos usuários e explicou que durante os primeiros 15 dias serão críticos para a retomada do serviço de transporte de passageiros em Imperatriz. “Essa implantação ocorre durante esse período de 20 dias, mas tivemos o carnaval neste meio tempo e perdemos uma semana para fazer essa implantação que envolve mais de 120 pessoas e 40 veículos”, disse.
Segundo ele, durante essa primeira quinzena os usuários não disporão do cartão eletrônico, devido ao cadastro que começará na segunda-feira (15) e, posteriormente, a confecção do cartão personalizado com a foto de cada usuário. “No dia 19 os ônibus irão circular, mas recebendo dinheiro em espécie até a conclusão dos cartões”, finaliza. (Gil Carvalho-Sidney Rodrigues/ASCOM)