José Carlos Souza Costa, de 31 anos, o primeiro paciente submetido à cirurgia de transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Imperatriz, passa bem e está sendo acompanhado pela equipe médica do hospital onde foi realizada a cirurgia. Já seu irmão, Junivan Costa, que lhe doou o rim, recebeu alta na manhã de ontem (02) e prossegue com a recuperação em casa.
O segurança, que é casado e pai de dois filhos, passou pela cirurgia na última sexta-feira, 29 de novembro, e mesmo sem poder falar, demonstra satisfação com o resultado do transplante com sinais e gestos. Todo o processo foi realizado por uma equipe composta por cerca de 20 profissionais.
O transplante renal inaugurou uma nova era na medicina da região e na cidade. O Hospital credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para disponibilizar esse novo serviço público na saúde de Imperatriz é o Santa Mônica, onde foi realizado o primeiro transplante.
O procedimento durou cerca de quatro horas, e foi considerado um sucesso. O paciente contou com assistência de diversas especialidades médicas, além de assistência psicológica farmacêutica e social.
Equipe responsável pelo transplante:
Cirurgiões Urológicos: Erivaldo Santos, Waldir Lage, Alair Firmiano e Marcelo Mota
Nefrologistas: Irisnaldo Felix, Antônio Dantas, Helandro Stuart e Antônio Alberto
Urologistas: Alair Firmiano e Waldir Lage
Cirurgiões Vasculares: Carlos Alberto Vasconcelos, Janduí Lopes, André Camacho, Luanda Dantas e Reika Lopes
Anestesistas: Douglas Oliveira, Eliane Cangussu e Joyce Lira
Enfermeira: Diana Souza
Psicóloga: Venúsia Milhomem
Farmacêutica: Teófila Monteiro
Bioquímico: Magno Borba
Assistente Social: Socorro Marques
Publicado em Cidade na Edição Nº 14870
Transplante renal: transplantado passa bem e continua internado
Doador do órgão já recebeu alta e repousa em casa
Comentários