Hemerson Pinto
Não precisa ser início da manhã, meio dia ou final da tarde. O trânsito confuso de Imperatriz pode ‘travar’ a qualquer momento em determinados pontos da cidade. Um exemplo é a BR-010. O registro foi feito por volta de 9h30 e “não era pra tá assim não esse horário”, na opinião de um motorista que falava alto baixando o vidro do carro.
Ele ficou parado em cima do viaduto quando ficou impossibilitado de seguir. “Foi algum acidente?”, ele perguntava. Na verdade, não. O trânsito na manhã de segunda-feira estava tão complicado como é em outros dias, independente de horário.
O transtorno é vivenciado por quem sai da Avenida Dorgival (Vila Lobão/Entrocamento), segue pela marginal esquerda, sobe o viaduto com a intenção de seguir pela marginal direita ou pela Avenida Dorgival (Entroncamento/Centro). A preferência é de quem deixa o viaduto, mas isso quando é respeitado pelos condutores que surgem pela direita vindos da direção Maranhão Novo.
Os veículos que vêm do viaduto e da marginal direita se misturam aos que saem da Rua João Lisboa e vira um trevo cheio de riscos.
Um pouco mais à frente, os condutores que deixam a Avenida Getúlio Vargas (Entrocamento/Centro) para seguirem pela marginal direita ou pelo viaduto também enfrentam a situação, amenizada por um semáforo, mas se a demanda for grande a sinalização fica praticamente esquecida.
“É uma verdadeira desordem isso aqui. Venho aqui duas vezes por semana. Mas já tem uns três anos que faço isso. Sou de Açailândia e venho aqui comprar peças. Uma dificuldade que na hora que a gente entra na cidade já fica imaginando como é que vai ser aqui e como fazer para estacionar”, diz o comerciante Antônio Bezerra.
O mesmo comerciante diz que já presenciou acidente no local. “Foi com um carro na minha frente. Ele saía do viaduto e outro que ia na minha frente não reduziu nem parou. Acabou batendo as laterais. Danos materiais, mas é prejuízo. Sou dos que torcem para que essa tal de duplicação ainda aconteça um dia”, comentou.
Comerciantes e funcionários de lojas no setor Entrocamento reclamam que o trânsito confuso atrapalha até as vendas, principalmente no horário entre 11h30 e 13h30 da tarde. “Carro demais aqui, principalmente nesses cruzamentos com a BR”, comenta o vendedor na porta de uma loja.
Comentários