Educar para o trânsito, começa na primeira infância. Pensando nisso, a Escola Municipal de Educação Infantil Edelvira Marques promoveu durante a Semana do Trânsito, o projeto "A vida é um presente. Motorista consciente evita acidente". Encerrando as atividades nesta sexta-feira, 27, a intuição realizou palestra e blitz na Rua Principal do Bairro Planalto, para conscientização da comunidade.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Setran, responsáveis pelas palestras e orientações durante a blitz, os alunos aprenderam brincando todas as informações básicas sobre segurança na via pública, sinalização, respeito e responsabilidade para a preservação da vida.
Gestora da instituição, Fabiana Portugal explica que o projeto está contribuindo para a formação cidadã dos alunos. "A criança é a esperança de um trânsito seguro. É um ser humano em formação que requer que os adultos, seja pais ou professores, a devida atenção e direcionamento", destacou.
Durante a Semana do Trânsito foram construídos trabalhos manuais, com foco na coordenação motora e na aprendizagem. Dentre os principais ações foram destaque a confecção de semáforos, pinturas com tinta guache, identificação das cores, contação de histórias, musicalidade e brincadeiras.
Orlando Alves de Sousa, pai do pequeno Heitor Correia, de 4 anos, fez questão de acompanhar a vivência pedagógica. "Estou observando e, se preciso, também ajudo a professora nessa atividade prática. É muito importante para a educação dos nossos filhos e para o trânsito no futuro. Gera pessoas mais conscientes e educadas evitando um trânsito violento", elogiou.
AÇÕES - Outras unidades de ensino também destacaram o trânsito em suas atividades pedagógicas, tais como Cantinho da Alegria I, Shirley Farias, Jair Rosignoli e Santa Tereza. (Sara Ribeiro- Ascom)
Comentários