Cruzamento sinalizado ainda é sinal de perigo

Hemerson Pinto

O tráfego de veículos na BR-010 aumentou consideravelmente nos últimos anos. No meio de um vai e vem intenso, cenas de manobras perigosas e muitos acidentes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o perímetro urbano da rodovia em Imperatriz registra a passagem de 12 mil veículos diariamente. O número é o dobro do registrado há cinco anos.
O perigo maior está nos cruzamentos com avenidas, como a JK, Liberdade, Jacob, Bernardo Sayão, Silvino Santis, em travessias como a do bairro Maranhão Novo e nos vários retornos. No cruzamento da BR-010 com a Avenida JK, por exemplo, a fraca sinalização contribui para os riscos de acidente. Condutores que trafegam nas duas faixas da rodovia federal arriscam a entrada na avenida. Um quebra molas desgastado é a única forma de forçar a redução de velocidade.
“É necessário redobrar a atenção para não correr o risco de se envolver em acidentes. A pressa também não ajuda”, comenta o frentista Weber Clay. Para o motorista de caminhão Cledivaldo da Silva, “passar por aqui várias vezes ao dia é muito complicado. O bom mesmo seria uma rotatória”, orienta.
A dona de casa Madalena Freitas faz a travessia todos os dias no trecho localizado próximo ao setor da Antiga Rodoviária. “Passo as duas marginais e a pista principal. Venho fazer compras ali no Mercadinho e volto para casa, sempre por aqui. Tem sinal, mas é muito perigoso”, alerta.
De acordo com dados da PRF, de janeiro a julho deste ano, o trecho da BR-010 que corta o município de Imperatriz e outras cidades da região Tocantina registrou 224 acidentes com 11 mortes. Quatro delas aconteceram nos últimos vinte dias. Três envolvendo motociclistas. Em outro caso, um ciclista.
O último acidente com morte na BR-010, antes do fechamento desta matéria, aconteceu próximo ao povoado Bananal. No dia 12 de outubro, Lindomar Gomes Ferreira, 35 anos, bateu na traseira de uma caminhonete e morreu no local.
A expectativa de quem utiliza a rodovia diariamente é pela duplicação do trecho urbano. A obra já foi iniciada e deve custar mais de 160 milhões de reais.