Desde o início da gestão Madeira, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SETRAN) tem desenvolvido ações para organizar o trânsito de Imperatriz. Entre os serviços realizados estão constantes fiscalizações, instalações e manutenção de conjuntos semafóricos, reforço e mudanças na sinalização horizontal de ruas e avenidas da cidade, como por exemplo, ruas que antes eram mão dupla e agora têm sentido único.
O prefeito Sebastião Madeira assinala que é possível perceber, a curto e longo prazo, os resultados positivos das ações que foram realizadas. Ele ressalta que as mudanças melhoraram consideravelmente o trânsito da cidade. "Estas medidas aparentemente simples têm diminuído substancialmente o número de acidentes nestas vias e dado mais fluidez ao trânsito", enfatiza Madeira.
Aprovada
Na opinião de pedestres e condutores, a mudança na sinalização que vem sendo realizada pela SETRAN tem reduzido o número de acidentes e também melhorado a locomoção nas vias - que antes eram totalmente engarrafadas. Exemplo disso são as avenidas Bernardo Sayão e Dorgival Pinheiro de Sousa, nas quais o tráfego de pessoas e veículos era caótico. Frequentemente ocorriam diversos acidentes.
Na Avenida Dorgival, além do reforço na sinalização, foi criada uma nova faixa de fluxo do lado direito e disciplinado o estacionamento do lado esquerdo. Agora a via conta com três faixas. Medida esta que de acordo com o secretário de Trânsito, José Alves de Ribamar, está proporcionando mais segurança e fluidez no trânsito. O secretário pontua que atualmente uma média de 30 mil veículos trafegam diariamente na avenida e que a criação dessa nova faixa de fluxo visa evitar engarrafamentos e, sobretudo, garantir mais segurança para pedestres e condutores.
Para o mototaxista Gilmar Fernandes, que trabalha no ramo há mais de 13 anos, a mudança na sinalização da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa é um dos exemplos que demonstram o quanto o trânsito tem melhorado. Segundo ele, antes era complicado transitar pela via. O risco de acidente era constante. Ele afirma que, após a conclusão do reforço e mudanças na sinalização da avenida, foi possível trafegar com mais segurança pela cidade.
"Olha, antes aqui era um transtorno total. Hoje a gente vê calmaria. Mas antes era uma loucura. Acidentes aconteciam com frequência. Mas, como foi colocado o estacionamento somente para um lado da via, o outro ficou livre para os veículos e isso facilitou muito". (Eva Fernandes / ASCOM)
Comentários