Em 2017, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, trabalhou na reestruturação, melhoria e ampliação das ações de educação, orientação e fiscalização do trânsito em Imperatriz, cidade que possui a segunda maior frota de veículos do Maranhão. A primeira ação foi negociar o retorno das atividades dos agentes de trânsito que tinham deflagrado movimento grevista, ainda na gestão anterior, reivindicando melhorias salariais e direitos.
Além disso, viaturas sem manutenção foram recuperadas para assegurar o serviço de orientação no trânsito e de fiscalização contra o transporte clandestino de passageiros, operado por vans, táxi e mototáxis em Imperatriz. "Esse trabalho será intensificado em todos os bairros com o objetivo de oferecer mais segurança à população que utiliza essa modalidade de transporte público", garante o secretário Leandro Braga, que orienta a comunidade a utilizar o serviço regulamentado.
O Município também renovou contrato com a empresa Rio Anil Transportes, Ratrans, que atualmente explora o serviço público de transporte coletivo viabilizando a ampliação da frota de ônibus de 29 para 49 veículos circulando nos bairros da cidade.
A Setran reestruturou ainda o fluxo de rotinas administrativas, que possibilitou mais segurança e integridade das informações de cadastro de alvarás e veículos recolhidos, bem como a implantação do sistema de controle de blocos e autuações dos agentes de trânsito, possibilitando maior controle e segurança dos dados e do novo sistema de informações do Departamento Estadual de Trânsito - Detran/MA.
Intervenções
O secretário Leandro Braga destacou a realização do "controle de tráfego" para melhorar o fluxo de trânsito em horários de pico nos principais cruzamentos de ruas e avenidas de acesso aos bairros, inclusive utilizando cones e auxiliando motoristas durante o remanejamento do trajeto da via, medida comemorada pelos motoristas que diariamente passam por esses locais.
"Temos solicitado ainda a realização de estudos de Engenharia de Trânsito e implementado a mudança de sentido de fluxo em algumas vias para proporcionar mais segurança", destacou ao citar a alteração de sentido de mão dupla da Rua Goiás para sentido único no Bairro Maranhão Novo, medida que contribuiu na redução de acidentes e congestionamentos de veículos na confluência com a Avenida Bernardo Sayão.
Modernização
O processo de modernização semafórica, iniciada este ano, possibilitou a troca de lâmpadas comuns pelas de LED, que proporcionam maior economia de energia elétrica e aumenta a visão para os condutores. Também estão sendo instalados novos conjuntos semafóricos em substituição aos obsoletos equipamentos.
Leandro Braga assinala que milhares de placas de sinalização vertical foram revitalizadas e instaladas em ruas e avenidas do centro e dos bairros, contribuindo para melhorar a segurança viária. "A Setran contratou um engenheiro de Trânsito para realização de estudo e criação de projetos e do Plano de Mobilidade Urbana - PMU", completa.
Parcerias
Também foi realizada a importante celebração de parceria junto à MOB (Agência Estadual de Mobilidade Urbana) para fiscalização de trânsito e transportes, visando garantir mais segurança, fluidez e comodidade aos pedestres e usuários, assegurando acessibilidade aos usuários com necessidades especiais e idosos.
Também foram celebradas parcerias com as polícias Militar e Civil para realização de blitz e combate aos crimes de trânsito, e com a PRF - Polícia Rodoviária Federal - para fiscalização do eixo urbano da BR-010, em Imperatriz.
O secretário Leandro Braga reforça ainda que foram realizadas audiências com os representantes das categorias dos serviços de mototáxi, táxi e transportes coletivo e alternativo para obter maiores informações das necessidades, visando readequá-las a melhoria do Sistema de Transportes de Imperatriz - STI.
Convênio
A celebração de convênio com o Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados - permitirá, no próximo ano, a implantação do Sistema de Notificação Eletrônica - SNE - e o Radar em Imperatriz. A medida garantirá o registro em talonário eletrônico pelo agente de trânsito, inovação atende aos requisitos estabelecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito - Denatran.
Disque-trânsito
A população pode solicitar a presença de agentes em locais de congestionamentos e informar sobre irregularidades no trânsito em Imperatriz. Basta ligar para o disque-trânsito 99198-6082 ou encaminhar denúncias pelo aplicativo WhatsApp.
Padrão nacional
A Setran entregou ainda o novo fardamento dos agentes de trânsito nas cores amarela e preta, padronização que começa a ser utilizada em todo o país, melhorou a identificação dos fiscais quando estão de serviço nas ruas da cidade. A mudança nos uniformes surgiu a partir da Emenda Constitucional nº 82, de julho de 2014, que disciplina a segurança viária no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Além disso, todas as viaturas da Setran também foram caracterizadas no padrão nacional.
(Gil Carvalho - ASCOM)
Comentários