Foi encerrada nessa terça-feira (04) a Semana Municipal de Trânsito, realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) de Imperatriz, na Escola Militar Tiradentes, com a palestra do professor da UFMA, campus Imperatriz, Fernando Augusto Cintra Magalhães, que  falou sobre o comportamento humano no trânsito e como pequenos hábitos podem evitar acidentes.
Para o professor, é importante orientar os jovens nas escolas, já que eles são os futuros condutores de carros e motocicletas na cidade. “Eles irão melhorar a cultura do trânsito de Imperatriz, evitando problemas simples do dia a dia”. Participaram da palestra os alunos do 3º ano da escola, membros da Secretaria Municipal de Trânsito e o diretor da UFMA, campus Imperatriz, Marcelo Soares Santos.
A Semana Municipal de Trânsito teve início dia 27 de novembro, com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”, discutindo sobre práticas que põem em risco a vida de motoristas e pedestres. Foram mais de 60 instituições envolvidas, entre escolas, universidades, órgãos públicos, empresas, associações e sindicatos.

Assuntos discutidos
na Campanha


Durante a semana, a coordenadora do curso de Enfermagem da UFMA, Cecilma Miranda, discorreu acerca do tema “Traumas no Trânsito e suas consequências”. Ela mostrou os principais tipos de traumas provocados no trânsito, dentre eles as fraturas expostas e internas, entres outras. A professora apontou que, em muitos casos, as vítimas vão a óbito ou ficam condicionados a cadeiras de rodas. De acordo com ela, os traumas são um problema de saúde pública, “consiste no segundo problema de saúde no Brasil, principalmente, entre jovens e homens de 11 a 40 anos”, ressalta a professora.
Também foi realizada durante a Semana a palestra sobre “Práticas Urbanas”, que estão no limiar da legalidade e ilegalidade, projeto de pesquisa e extensão do professor do curso de Licenciatura em Ciências Humanas, Agnaldo José da Silva. Ele ressaltou as diversas práticas que estruturam a cidade de Imperatriz, como os problemas de acessibilidade e mobilidades nas ruas.
Outro ponto citado foi acerca da configuração do trânsito como prática urbana, no sentido de tentar entender essa prática urbana e tentar mudar essa realidade na cidade. “A questão da mobilidade e acessibilidade urbana está intimamente liga à questão do transporte público e ao trânsito. O trânsito passa a ser um elemento fundamental para você ter uma boa qualidade de vida na cidade. Então, eu vejo por esse lado, todos os olhares sobre a cidade e sobre o trânsito, conscientizar as pessoas e mostrar que é possível ter um trânsito melhor”, explica o professor.
O secretário municipal de Trânsito, Cabo José de Ribamar Soares, em seu discurso, alertou a população com os índices alarmantes de acidentes no trânsito em todo o mundo. “São 1,5 milhões de mortes no mundo por ano e o Brasil fica em 5º lugar no ranking”, revela. No Brasil, a terceira maior causa de morte é em acidentes de trânsito.  De acordo com o secretário, Imperatriz contabiliza cerca de 300 acidentes no trânsito por mês, isso evolvendo carros e motos, chegando a 10 mortes por mês.
Os períodos em que mais ocorrem acidentes de trânsito na cidade são em finais de semanas e feriados. A maior causa, segundo José de Ribamar, é em função da ingestão de bebidas alcoólicas e alta velocidades dos condutores dos veículos. “Feriados prolongados nos trazem notícia ruim”, lamenta o secretário, acreditando que a campanha trouxe bons frutos para a comunidade imperatrizense. (Ascom UFMA Imperatriz)