Organizados em fila, com marcação de distância, os pacientes aguardaram atendimento na UBS Maria Aragão - Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde, UBS, Milton Lopes, Cafeteira, Vila Lobão e Maria Aragão, no bairro da Vilinha, começaram nesta segunda-feira (8), a atender primordialmente os pacientes com sintomas leves da Covid-19.

As UBS, que se tornaram exclusivamente referência para o novo coronavírus, são as que possuem atendimento em horário estendido das 08 às 20h com entrega medicamentos e realização de testes rápidos para Covid-19, seguindo prescrição médica durante consulta.
Em entrevista aos meios de comunicação e durante live nas redes sociais, Mariana Jales, secretária municipal de Saúde, informou à população que "os pacientes com sintomas graves devem continuar procurando as Unidades de Pronto Atendimento - UPAS da Bernardo Sayão e São José". 
Desde cedo muita gente compareceu as quatro UBS que passam a funcionar como ambulatório exclusivo para casos suspeitos de Covid-19. As pessoas aguardaram atendimento sentadas em cadeiras, com a marcação de distância de 2 metros de uma para a outra, debaixo tendas. Equipes treinadas fizeram a triagem dos pacientes para os atendimentos médicos sem que houvesse qualquer tumulto.
"Na parte da manhã visitei as quatro unidades onde o atendimento foi tranquilo e sem tumultos", frisou a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, que conversou com os profissionais de saúde e acompanhou parte dos atendimentos.
A gerente da UBS Milton Lopes, Terezinha Moura, disse que o sucesso desse primeiro dia de atendimento se deve à preparação que sua equipe vinha fazendo desde a semana passada quando foi definido o novo fluxo de atendimento, separado as salas de serviços como coleta, medicação, realização de exames, tenda e marcação de espaços com o posicionamento das cadeiras.
"Hoje o fluxo foi bem preciso, fizemos a triagem tranquilamente, o médico iniciou o atendimento junto com a gente e foram vinte pacientes pela manhã e quarenta na parte da tarde", disse a gerente. Foram realizados dez testes em cada turno. 
"As unidades próximas estão nos enviando pacientes também e o médico daqui solicitou exames que estão sendo providenciados, mas é importante dizer que se deu a cota dos dez testes diários, o paciente é atendido pelo médico e vai para casa com a medicação, mas com agendamento para fazer o teste", explicou a gerente.
Na UBS Milton Lopes há uma equipe de cerca de 15 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, profissionais da Saúde Bucal e acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão, UFMA.
Dentre os pacientes atendidos estava a dona de casa Rosa Martins, residente no bairro Nova Imperatriz, chegou a UBS Milton Lopes por volta das 7h30 e gostou do atendimento.
"Com o atendimento só para Covid ficou melhor até porque a gente já vem sabendo o que vem buscar", disse a mulher acrescentando que há nove dias apresentou os sintomas de febre, dor no corpo e na garganta. (João Rodrigues)