SÃO LUÍS – O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) apresentou evolução de 2,4 pontos de maio para junho, interrompendo a sua trajetória de queda que já totalizava um recuo de 11,6 pontos em quatro meses. O registro foi de 56,4 pontos em junho, segundo o estudo elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A cessação da queda do índice foi corroborada pela significativa evolução das expectativas dos empresários. O índice geral de expectativas alcançou a marca de 62,8 pontos, variando positivamente 4,5 pontos em um mês.
Em contrapartida, as condições correntes do ambiente de negócios foram avaliadas negativamente, com uma pequena piora em relação a maio, pois o índice de condições gerais variou -1,4 pontos e estabeleceu-se em 43,4 pontos. A construção civil acusou uma piora substancial do ambiente de negócios. Todos os índices de condições do setor foram registrados abaixo de 40,0 pontos, o que afetou, por consequência, o índice de condições gerais, que variou negativamente (-2,4) de maio para junho. O ICEI-MA da construção civil foi de 49, 3 pontos. A indústria de extração e transformação mostrou-se mais confiante, com o ICEI-MA de 60,8 pontos, apesar de uma avaliação também negativa das condições correntes de negócio.
O ICEI é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa e pesquisou empresários do setor da Construção Civil e Indústrias Extrativas e de Transformação, no período de 3 a 15 de junho de 2019.
Comentários